VISITA INESPERADA

Jiboia de 2,5 metros assusta moradores

Serpente que estava no telhado de uma casa foi resgatada e devolvida à natureza

Da redação
Publicado em 07/02/2022, às 14h35 - Atualizado às 17h37

FacebookTwitterWhatsApp
No vídeo compartilhado nas redes sociais, é possível ver a habilidade do profissional ao resgatar o animal Jiboia de 2,5 metros assusta moradores Agente segurando a cobra após o resgate - Reprodução Instagram
No vídeo compartilhado nas redes sociais, é possível ver a habilidade do profissional ao resgatar o animal Jiboia de 2,5 metros assusta moradores Agente segurando a cobra após o resgate - Reprodução Instagram

Uma jiboia de cerca de 2,5 metros foi encontrada no telhado de uma casa em Niterói, no Rio de Janeiro, na noite da última sexta-feira (4). Assustados, os moradores telefonaram para o número de emergência 153.

A serpente foi resgatada pela Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal e reintegrada à natureza na área do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET).

No vídeo compartilhado nas redes sociais, é possível ver a habilidade do profissional ao resgatar o animal. Rapidamente o agente enrolou a cobra no braço, sem que ela o atacasse.

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/CNnoticiasdetodolitoral 📲

Os agentes recomendam que a população evite se aproximar e alimentar os animais silvestres. No caso específico de serpentes, não devem se aproximar de jeito nenhum, pois nunca se sabe se são venenosas.

Jiboia

Espécie de serpente grande e não peçonhenta que é frequentemente mantida e reproduzida em cativeiro. A jiboia é membro da família Boidae e encontrada em regiões tropicais da América do Norte, Central e do Sul, assim como em algumas ilhas no Caribe. Nove subespécies são atualmente reconhecidas, embora algumas sejam controversas.

No Brasil, existem duas subespécies: a Boa constrictor constrictor e a Boa constrictor amarali. A primeira é amarelada, de hábitos mais pacíficos e própria da região amazônica e do nordeste. Pode chegar a um tamanho adulto de até quatro metros, embora raramente atinja essa marca.

A segunda, jiboia-amarali, pode ser encontrada mais ao sul e sudeste e algumas vezes em regiões mais centrais do país. Pode chegar a um tamanho adulto de 2 metros. É basicamente um animal com hábitos noturnos (o que é verificável por possuir olhos com pupila vertical), ainda que também tenha atividade diurna.

Alimenta-se de pequenos mamíferos - principalmente ratos, aves e lagartos que mata por constrição, envolvendo o corpo da presa e sufocando-a. A oca é muito dilatável e apresenta dentes serrilhados nas mandíbulas, dentição áglifa. A digestão é lenta, normalmente durando sete dias e podendo estender-se a algumas semanas, período durante o qual fica parada.

Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte ➥ https://bit.ly/newslettercostanorte& leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!