MUNDO ANIMAL

Tartarugas à beira da morte são reabilitadas e devolvidas ao mar em Guarujá

Animais foram resgatados com lixo no estômago, anêmicas e enroscadas em redes de pesca; após reabilitação, foram devolvidas ao seu habitat

Redação
Publicado em 10/02/2024, às 09h48 - Atualizado às 10h08

FacebookTwitterWhatsApp
Em ação pelo PMB-BS, instituto Gremar realiza soltura de três tartarugas-verdes - Divulgação Gremar
Em ação pelo PMB-BS, instituto Gremar realiza soltura de três tartarugas-verdes - Divulgação Gremar

Três tartarugas-verdes (Chelonia mydas), resgatadas à beira da morte, em praias do litoral de São Paulo, passaram por reabilitação do Instituto Gremar em ações pelo Projeto de Monitoramento de Praias das Bacia de Santos (PMP-BS) e reintegradas à natureza na quarta-feira (7), na praia do Guaiúba, em Guarujá.

Uma delas havia sido resgatada em agosto de 2023, pelo Instituto Biopesca, em Itanhaém. Após 15 dias, o animal foi transferido para o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos do Instituto Gremar, no Guarujá. Os exames clínicos apontaram a presença de lixo em seu estômago, o que resultou em uma infecção e anemia. Durante o processo de reabilitação, os resíduos foram defecados e o quadro clínico foi tratado.

Já no mês seguinte, a equipe do Instituto Gremar resgatou outro animal, durante o monitoramento das praias de Bertioga. Encontrada na faixa de areia, debilitada e com escoriações superficiais na carapaça, além de fauna acompanhante (cracas e algas), a tartaruga também apresentava suspeita clínica de trauma e defecou lixo durante o processo de reabilitação.

Por fim, uma tartaruga da mesma espécie foi encontrada por um munícipe em Bertioga. O animal estava enrolado em uma rede de pesca e foi levado ao Posto de Bombeiros. Após o encaminhamento para o Instituto Gremar, foi constatada uma lesão em um dos membros anteriores, além de sinais de afogamento. Assim como as outras duas tartarugas, esta também defecou lixo.

De acordo com o Gremar, após apresentarem boas respostas aos respectivos tratamentos, as três tartarugas-marinhas voltaram a apresentar quadros dentro dos parâmetros de normalidade e foram considerados aptos à soltura.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 e (13) 99711 4120.

Soltura de tartaruga no litoral de São Paulo
Momento da devolução ao mar, sempre emocionante- Divulgação Gremar

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!