DINDIM

Grana extra: aposentados e pensionistas do INSS recebem reajuste a partir de janeiro

Beneficiários precisam ficar atentos também ao retorno da obrigatoriedade da prova de vida

Da redação
Publicado em 15/12/2021, às 11h53 - Atualizado às 12h05

FacebookTwitterWhatsApp
Reajuste será de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que é o mesmo que determina o aumento do salário mínimo Grana extra: aposentados e pensionistas do INSS recebem reajuste a partir de janeiro Cédulas de 100 e 50 Reais - Pixabay
Reajuste será de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que é o mesmo que determina o aumento do salário mínimo Grana extra: aposentados e pensionistas do INSS recebem reajuste a partir de janeiro Cédulas de 100 e 50 Reais - Pixabay

Boa notícia para os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A partir de 25 de janeiro de 2022, aposentados e pensionistas começam a receber os salários reajustados.

O reajuste será de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que é o mesmo que determina o aumento do salário mínimo.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➥ http://bit.ly/CostaNortesonoticias3

& receba matérias exclusivas. Fique sempre bem informado! 📲

Fique de olho no calendário

Os beneficiários que recebem até um salário mínimo vão receber os pagamentos já reajustados entre 25 de janeiro e 7 de fevereiro.

Para quem recebe benefício com valor superior ao do salário mínimo, o pagamento com o reajuste acontece entre os dias 1º e 7 de fevereiro.

De quanto vai ser o aumento?

Se a sua dúvida é de quanto será esse aumento nos benefícios pagos pelo INSS, ainda vai ter que aguardar um pouco para saber o valor exato.

Isso acontece porque o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é quem divulga o INPC, só vai informar o acumulado até o mês de dezembro de 2021 em 11 de janeiro.

Só para ter uma estimativa, o INPC acumulado entre janeiro e novembro deste ano está em 9,36%.

Prova de vida volta a ser exigida

Durante a pandemia, o INSS tirou a obrigatoriedade da prova de vida para os beneficiários. Mas ela volta a ser obrigatória a partir de janeiro de 2022. Portanto, atenção!

A atualização no cadastro deve ser feita no mês de aniversário do beneficiário e de preferência de forma eletrônica, com o uso da biometria, no atendimento do banco em que a pessoa recebe o salário. Mas as instituições também oferecem a possibilidade do atendimento ser presencial, para quem preferir assim. 

Ficou com dúvidas? Entre em contato com o INSS pelo site ou aplicativo Meu INSS ou pelo número 135.

***Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte ➥ https://bit.ly/newslettercostanorte& leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!