CONTROLE

Mapa unifica normas para fiscalização de vinhos nacionais e importados

Conforme o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o consumidor terá produtos com mais qualidade e segurança para a sua saúde

Agência Brasil
Publicado em 02/01/2020, às 18h27 - Atualizado em 24/08/2020, às 06h44

FacebookTwitterWhatsApp
Reprodução/WolfBlur
Reprodução/WolfBlur

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) decidiu unificar critérios e parâmetros para fiscalização e controle de vinhos e derivados da uva, nacionais e importados. O Diário Oficial da União publicou hoje, 2, a Instrução Normativa.

De acordo com nota do ministério, “o consumidor terá produtos com mais qualidade e segurança à saúde”. Conforme o Mapa, a norma organiza a aplicação de medidas fiscais e também é boa para produtores e importadores, pois aumenta “a previsibilidade dos processos de fiscalização e controle de importação, exportação e também da produção nacional”.

Conforme o Mapa, a nova instrução normativa atende “o rigor e as exigências semelhantes aos demais países com os quais o Brasil comercializa vinhos e bebidas” e “harmoniza o tratamento dado a importações nos pontos de ingresso no país”.

Os vinhos e derivados da uva e do vinho são regulamentados pela Lei nº 7.678/1988, regulamentada pelo Decreto n° 8.198/2014.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!