BLACK FRIDAY

Procon-SP orienta consumidores para a Black Friday

Cuidados devem ser tomados até mesmo antes da compra, para que não haja comprometimento do orçamento

Da redação
Publicado em 08/11/2022, às 10h05 - Atualizado às 10h45

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Este ano a Black Friday acontece em 25 de novembro Procon-SP orienta consumidores para a Black Friday Fundo preto com os dizeres "Black Friday" em branco, enviesado - Reprodução/Internet
Este ano a Black Friday acontece em 25 de novembro Procon-SP orienta consumidores para a Black Friday Fundo preto com os dizeres "Black Friday" em branco, enviesado - Reprodução/Internet

A Black Friday 2022, evento em que o comércio varejista promove descontos e ofertas, começa dia 25 de novembro no Brasil. E, para que o consumidor possa aproveitar melhor as promoções, o Procon-SP divulgou algumas recomendações.

Segundo o órgão, no ano passado, mais de 700 reclamações foram registradas, sendo os principais motivos atraso ou não entrega do produto; pedido cancelado, mudança de preço, maquiagem de descontos e indisponibilidade do produto ou serviço.

Antes da compra

O Procon diz que é fundamental ponderar se a compra de determinado item, ainda que em valor promocional, cabe no bolso e não irá comprometer o orçamento.

Recomenda-se que o consumidor faça uma pesquisa de preços do produto que pretende comprar e avalie se o preço anunciado – incluindo frete e juros, em caso de parcelamento – vale mesmo a pena.

Ao comprar pela internet, o consumidor deve estar alerta para a existência de sites e perfis de redes sociais falsos ou aqueles que oferecem ofertas enganosas. Os dados do fornecedor devem ser checados antes de qualquer compra ou contratação – observar se a empresa tem endereço físico, consultar o CNPJ no site da Receita Federal e verificar se foi criada há poucos dias são medidas importantes.

Também é recomendável consultar a lista “Evite esses Sites” disponibilizada no site do Procon-SP.

O consumidor deve estar atento à forma como procura o fornecedor, não deve clicar em links enviados por e-mail, WhatsApp ou mensagens. É ele quem deve buscar o fornecedor por sua iniciativa, acessando as páginas oficiais.

Pagamento

Ao fazer o pagamento de uma compra por meio do boleto bancário, o consumidor deve conferir todos os dados antes de finalizar o pagamento – como o nome da empresa, data, CNPJ etc. Ao pagar via Pix, o destinatário do pagamento também deve ser conferido atentamente.

Prazo de arrependimento

É direito previsto pelo Código de Defesa do Consumidor a devolução do item adquirido no prazo de sete dias da compra ou da entrega; nesse caso, do consumidor não deve ser cobrado nenhum valor e, de preferência, deve registrar o pedido de cancelamento por escrito.

Problemas com a compra

O consumidor que após sua compra tiver problema com atraso, não entrega ou outras questões, deve entrar em contato com a empresa e registrar sua demanda. Caso não consiga uma solução, pode procurar o Procon-SP no atendimento online ou presencial.

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