NACIONAL

Publicada MP que reduz reajuste de taxa da SPU para 10,06% e adia vencimento para 31 de agosto

Medida Provisória estipula que o reajuste não pode ultrapassar 10,06% do que foi cobrado em 2021.

Da redação
Publicado em 24/06/2022, às 19h32 - Atualizado às 19h34

FacebookTwitterWhatsApp
Aumento de taxa impactará na vida de 43 mil contribuintes santistas - Reprodução/Internet
Aumento de taxa impactará na vida de 43 mil contribuintes santistas - Reprodução/Internet

Foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta (24) a Medida Provisória (MP) 1.127, que diminui para 10,06% o reajuste da SPU (Secretaria do Patrimônio da União), taxa de ocupação cobrada de imóveis em áreas de Marinha.

O vencimento do imposto foi adiado para 31 de agosto. A medida derruba o aumento de mais de 50% destas taxas cobradas de 42 mil imóveis na Baixada Santista e outros 500 mil no Brasil.

O vencimento das taxas que já chegaram aos contribuintes foi transferido para o dia 31 de agosto deste ano, tanto da cota única como da primeira parcela, para aqueles que quiserem pagar em até cinco cotas mensais.

A Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União da Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia efetuará os novos lançamentos para atender a MP e disponibilizará os documentos de arrecadação (Darfs ou boletos) em seu site: (https://sistema.patrimoniodetodos.gov.br).

A Medida Provisória também determina que os reajustes futuros  das receitas patrimoniais da União - decorrentes da atualização da planta de valores - não poderão ser superiores a duas vezes o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA - do exercício anterior ou o índice que vier a substituí-lo, aplicando-se sempre o que for menor em relação ao ano anterior.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!