EM DIA COM A POLÍTICA

47% dos eleitores paulistas declaram ter interesse alto ou muito alto por política

Pesquisa realizada pela APPC Consultoria e Pesquisa, em parceria com o consultor eleitoral Wilson Pedroso, é um termômetro para o sentimento do eleitorado para 2024

Danilo Martins e Thiago Reis Dantas
Publicado em 06/10/2023, às 16h41

FacebookTwitterWhatsApp
Pesquisa ouviu 1.015 moradores do Estado de São Paulo - São Paulo Secreto
Pesquisa ouviu 1.015 moradores do Estado de São Paulo - São Paulo Secreto

Faltando apenas um ano para as eleições municipais de 2024, quase metade dos eleitores paulistas declaram ter interesse alto ou muito alto pela política. Os dados são de pesquisa realizada pela APPC Consultoria e Pesquisa, em parceria com o consultor eleitoral Wilson Pedroso, e apontam para uma tendência de alto envolvimento do eleitorado do Estado de São Paulo com as disputas políticas do próximo ano.

A pesquisa foi realizada com 1.015 moradores do Estado de São Paulo, entre os dias 9 e 15 de setembro de 2023. Foram ouvidos eleitores de 236 municípios localizados no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo. O levantamento da APPC mostra que 12,9% dos eleitores declaram ter interesse “muito alto” por política e outros 34,4% afirmam ter “alto” interesse pelo tema. Aqueles que responderam ter interesse “muito baixo” ou “nenhum” somam menos de 25% do total.

Além disso, 45% dos eleitores declararam que o interesse por política “aumentou” hoje, em comparação com os últimos dez anos; 27% disseram que o interesse é “igual” e outros 26,7% disseram que o interesse “diminuiu” na última década. Os entrevistados também responderam sobre a frequência com que costumam conversar sobre política com amigos e familiares. A maioria (61%) declara que “sempre” ou “quase sempre” tem conversas sobre política.

Intenção de votar

Para a próxima eleição municipal, 87% dos eleitores paulistas dizem que devem votar. Os que não pretendem  são 10%, enquanto 3% não responderam ou não souberam. O número de quem pretende ir às urnas é maior do que o observado na eleição municipal de 2020, quando, em meio à pandemia de COVID-19, o comparecimento foi de 72,7%, segundo o TSE.

Televisão ainda se destaca

A pesquisa também mapeou quais são os meios que as pessoas mais usam para se informar sobre política. Neste caso os entrevistados puderam mencionar mais de uma opção. Os portais de internet e sites de notícias são os meios mais comuns para se informar sobre política, com 45,7% de menções espontâneas. O segundo meio mais mencionado foi a televisão, com 39%, seguido pelas redes sociais, com 29,2%.

Convocação de Boulos e Camila Lisboa

O deputado estadual Tenente Coimbra (PL), que é membro da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais, apresentou um requerimento, na Alesp, para que o deputado federal Guilherme Boulos e a presidente do Sindicato dos Metroviários, Camila Lisboa, ambos do PSOL, prestem esclarecimentos sobre as greves da Sabesp, do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Paralisação

Os trabalhadores se manifestaram contra os projetos de privatização dos três serviços citados. Realizada na última terça-feira (3), a mobilização atingiu, e prejudicou, mais de quatro milhões de pessoas.

Garantias

No documento protocolado, Coimbra ressaltou que a greve é um direito garantido pela Constituição. No entanto, ele frisou que a ação do começo desta semana não respeitou o limite legal.

“Aspas”

“Como foi amplamente divulgado, ambos prestaram apoio incondicional às manifestações, que tinham cunho político-partidário. Por sinal, a ação foi liderada pelo Sindicato dos Metroviários de São Paulo, entidade da qual Camila era representante”, ressaltou.

E agora?

O requerimento, agora, vai ser analisado na Comissão de Assuntos Metropolitanos.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!