Um trecho de um vídeo publicado na noite desta quinta-feira, 26, pelo Presidente Jair Bolsonaro tem provocado perplexidade nas redes sociais. O chefe do executivo brasileiro alegou que jamais se referiu ao covid como gripezinha. "Tem um pessoal da grande mídia, falando que eu chamei de 'gripezinha' a questão do covid', disse Bolsonaro. "Não existe um vídeo ou áudio meu falando dessa forma", alegou, com ênfase, o presidente. 

Inúmeros políticos se pronunciaram a respeito da negativa de Bolsonaro nas redes sociais, alegando que ele teria, de fato se referido da forma ao vírus de uma maneira que minimizava seus efeitos. Ciro Gomes, ex-governador do Ceará , em suas redes sociais, disse que Bolsonaro é um "mentiroso compulsivo", e compartilhou a foto de uma montagem que compara Bolsonaro ao Pinhochio, personagem de histórias infantis cujo nariz crescia a cada mentira contada. 

Loading

E, de fato, há um registro em que o termo é usado para se referir ao vírus. Em 24 de março, mês em que eclociu o vírus, Bolsonaro usou o termo 'gripezinha' para se referir ao coronavírus. Na ocasião, além de ser cobrado por medidas mais efetivas em relação à enfermidade surgiu um rumor de que o próprio Bolsonaro teria contraído o vírus.

Participe dos nossos grupos 👉   https://bit.ly/COSTAINFORMA10 📲 Informe-se, denuncie

"No meu caso particular, pelo meu histórico de atleta, caso fosse contaminado pelo vírus não precisaria me preocupar, nada sentiria ou seria, quando muito, acometido de uma gripezinha, ou resfriadinho, como bem disse aquele conhecido médico daquela conhecida televisão". Além da indireta ao Médico celebridade Dráusio Varela, um ferrenho crítico de suas políticas de combate ao vírus, Bolsonaro usou o termo.