TRANSPORTE PÚBLICO

Condesb quer restringir passageiros nas linhas intermunicipais

Órgão regional encaminhará ofício ao governo de estado para a restrição e a criação de linha específica para profissionais de saúde, segurança e assistência social

Da Redação
Publicado em 28/03/2020, às 07h28 - Atualizado em 24/08/2020, às 07h25

FacebookTwitterWhatsApp
Reprodução/EMTU
Reprodução/EMTU

O Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) encaminhará ofício ao governo do estado, para que seja adotada nas linhas de transporte intermunicipais a mesma restrição implantada para as linhas municipais quanto ao número de passageiros por ônibus (limitado ao total de bancos). O órgão regional também requer que seja criada uma linha específica para o transporte de profissionais da saúde, segurança e assistência social.

Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA10 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

O documento a ser enviado se baseia na deliberação do Comitê Metropolitano de Contingenciamento do Covid-19, formado pelos prefeitos das cidades da Baixada Santista, sobre o funcionamento do transporte coletivo nos municípios neste momento de pandemia do coronavírus. 

Santos já determinou à Viação Piracicabana, permissionária do serviço na cidade, medidas para viabilizar o distanciamento entre os passageiros, a fim de que não haja aglomeração nos veículos. Em razão do reconhecimento do estado de calamidade pública na cidade e a recomendação de trabalho sob regime home office, além do fechamento de escolas, o número de passageiros já reduziu significativamente nos coletivos municipais.

A média mensal, até o último dia 13, era de 130 mil passageiros/dia. Nesta semana, a média de embarques foi inferior a 30 mil. Os números mostram que não há dificuldade para implementar a medida no transporte municipal, uma vez que eles já circulam com redução de 77% de usuários.

Higienização

A CET Santos e a Viação Piracicabana informam que estão seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e demais órgão competentes, ampliando a higienização nos ônibus entre as viagens, no Terminal Valongo. As medidas também são intensificadas em todas as áreas de contato dos motoristas (câmbio, volante, caixa de dinheiro). Além disso, eles recebem orientações diárias para que façam a higienização própria sempre que possível, durante a jornada.

Apesar da falta de álcool em gel no mercado, a empresa realiza higienização com outros produtos alternativos e de eficácia similar para efeito de limpeza.  

A Viação Piracicabana ainda informa que está trabalhando em intensas campanhas de conscientização internas com todos os colaboradores, orientando-os sobre dicas de prevenção e higienização, a fim de zelar pela saúde e o bem-estar de funcionários e passageiros.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!