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O núcleo de Ribeirão Preto do Grupo de Atuação Especial de Educação (Geduc), o Núcleo de Assessoria Técnica Psicossocial (NAT) e o Laboratório de Psicologia Socioambiental e Práticas Educativas da USP desenvolveram questionário a ser aplicado junto às famílias para auxiliar os gestores dos municípios da região na retomada das atividades escolares presenciais durante a pandemia de covid-19. As perguntas permitem uma leitura prévia, atualizada e concreta da realidade vivenciada, bem como das expectativas das famílias.
Com perguntas objetivas, o questionário possui três eixos: saúde/aspectos socioeconômicos (informações sobre questões de saúde que envolvem os estudantes e os familiares que residem com eles); proteção e necessidade do estudante (condições de trabalho dos familiares, se há interesse na retomada das aulas, entre outros); e plano de retorno às atividades/aulas (envolvimento das famílias no projeto de retorno das aulas, bem como o que aguardam quando da retomada).
O objetivo é que os gestores municipais possam direcionar, de forma adequada, as políticas públicas referentes ao eventual retorno, sabendo de antemão as realidades e dificuldades concretas que irão enfrentar perante as famílias dos alunos, num processo dialógico e de construção coletiva e democrática.
Fonte: MPSPComentários