Meio ambiente

Governo federal assume compromisso de universalização do saneamento em Ilhabela

Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles garantiu liberação de licenciamentos ambientais pendentes

Da Redação
Publicado em 15/01/2019, às 08h11 - Atualizado em 23/08/2020, às 18h18

FacebookTwitterWhatsApp
Reunião com autoridades nacionais e estaduais foi realizada na  sede do Ibama, em São Paulo - Divulgação/PMI
Reunião com autoridades nacionais e estaduais foi realizada na sede do Ibama, em São Paulo - Divulgação/PMI

O ministro do Meio Ambiente  Ricardo Salles garantiu que nos próximos 45 dias estarão liberados os licenciamentos ambientais pendentes na Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e os projetos em andamento na Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), referentes aos projetos de universalização do saneamento básico em Ilhabela. 

O compromisso de que os órgãos vinculados ao ministério se empenharão para dar celeridade ao assunto foi assumido em reunião com o prefeito de Ilhabela Márcio Tenório, a secretária de Meio Ambiente Maria Salete Magalhães, o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, o superintendente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), no Estado de São Paulo, José Edílson Marques, e diretores da Sabesp, Ricardo Borsari, e Cetesb, Domenico Tremarolli,  na tarde de segunda-feira, 14,  na sede do Ibama,  em São Paulo.

O ministro destacou: “Nos reunimos em caráter de urgência para resolver o problema. E hoje já começamos o plano de ação que, em breve, terá seus detalhes divulgados”. Ele ainda acrescentou: "reunião de hoje é de solução e tem prazo".

Durante a reunião, em que reiterou a disposição de reduzir o prazo da Sabesp para universalizar o saneamento, o prefeito Márcio Tenório, cobrou apoio da estatal e da Cetesb para a liberação de projetos que assegurarão a ampliação da reservação e produção de água tratada e também do percentual das redes coletoras de esgoto e o tratamento, de modo a atender a população de todo o arquipélago.

O encontro é considerado histórico porque reuniu as principais autoridades ambientais do país e do Estado, com o objetivo de solucionar definitivamente os problemas de água e esgoto do município.

O prefeito, Marcio Tenório, comemorou o compromisso assumido pelas autoridades: “Estamos fazendo grandes investimentos em saneamento. Reservamos 10% dos royalties e um orçamento anual de R$ 41 milhões para essa área, para assegurar ainda mais qualidade de vida à nossa população”.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!