DECIDIDO

João Doria afirma que é pré-candidato do PSDB para disputar as eleições presidenciais de 2022

“Entendo que as prévias agregam, somam, fortalecem e ativam a candidatura daquele que for vencedor e em nome do PSDB poderá dialogar com os demais partidos para a disputa presencial de 2022”, disse Doria

Da redação
Publicado em 17/06/2021, às 21h14 - Atualizado às 21h15

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação
Divulgação

As prévias do PSDB para candidato do partido à Presidência da República em 2022 estão marcadas para acontecer em 21 de novembro e o partido já tem quatro nomes como pré-candidatos. Entre eles, João Doria (PSDB) atual governador de São Paulo e agora, pré-candidato do partido para um cargo maior. “Entendo que as prévias agregam, somam, fortalecem e ativam a candidatura daquele que for vencedor e em nome do PSDB poderá dialogar com os demais partidos para a disputa presencial de 2022”, disse Doria.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/Costanorteinforma3 & receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

O Diretório de SP do PSDB disse para que os votos dos filiados à sigla sem cargo público representassem 50% do total da eleição interna do partido, no entanto, a Executiva Nacional recusou tal proposta e o peso será de 25%. Os outros 75% serão de políticos da legenda com cargo no país. Além de João Doria, o partido tem outros três pré-candidatos, o ex prefeito de Manaus (AM), Arthur Virgílio Neto; o atual governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite e o senador Tasso Jeiressati (CE).

Modelo de prévias

O modelo de prévias do partido foi debatido na terça-feira (15) com integrantes da Executiva Nacional do PSDB. Doria e diretório apresentaram a proposta de 50% do percentual dos votos dos filiados sem mandatos e sem cargos partidários no resultado final das prévias da legenda; como a proposta não foi bem aceita, o ex-líder da bancada federal na Câmara, Carlos Sampaio, apresentou uma emenda reduzindo o percentual para 35%.

A proposta apresentada com a nova emenda foi rejeitada e prevaleceu neste encontro o modelo atual adotado pelo partido, com votos dos filiados sem cargo em 25% de peso no saldo final da votação e os outros 75% terão o peso distribuído entre três grupos que têm cargos.

“Disputei e venci duas prévias aqui em São Paulo, 2016 e 2018, as duas únicas prévias realizadas pelo PSDB, aliás, as duas únicas prévias realizadas no país foram feitas aqui em são Paulo”, especificou Doria.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!