Em dia com a política

Mudanças na Alesp

Veja os trabalhos dos deputados estaduais da Baixada Santista na Assembleia Legislativa de São Paulo

Thiago Reis Dantas com colaboração de Danilo Martins
Publicado em 05/04/2023, às 11h36 - Atualizado às 13h41

FacebookTwitterWhatsApp
Deputados acompanham a criação da Comissão de Habitação ALESP I Deputados no plenário da Alesp - Alesp
Deputados acompanham a criação da Comissão de Habitação ALESP I Deputados no plenário da Alesp - Alesp

Ontem (04), os deputados estaduais aprovaram por unanimidade o Projeto de Resolução 7/2023, de autoria da Mesa Diretora, que formaliza mudanças na realização das sessões. O documento determina a alteração do horário dos trabalhos das sessões ordinárias e extraordinárias da Casa. O chamado Pequeno Expediente terá seu início às 14h, e não mais às 14h30, e a Ordem do Dia às 16h30. Também haverá a possibilidade da convocação de sessões extraordinárias a partir das 16h30, desde que a sessão ordinária tenha sido finalizada. 

Habitação 

Também ontem, o plenário aprovou em duas sessões extraordinárias a criação da Comissão de Habitação, Desenvolvimento e Reforma Urbana. A decisão sobre o Projeto de Resolução 8/2023, de autoria da Mesa Diretora, foi unânime. 

Importância  

Atualmente, o deficit habitacional paulista chega a 1,16 milhão de moradias. Além disso, 3,19 milhões de pontos ainda são identificados como casos de "inadequação habitacional" com necessidade de reforma, ampliação ou adequação associada a ações de urbanização, recuperação urbana ou regularização fundiária. Os números são da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de São Paulo. 

Deputados acompanham a criação da Comissão de Habitação ALESP I Deputados no plenário da Alesp (Alesp)

Baixada Santista 

A nossa região é uma das mais críticas no estado. Cubatão, Guarujá, Praia Grande, Santos e São Vicente possuem áreas onde pessoas moram em condições precárias e milhares vivem em palafitas nos mangues. 

Misturou tudo 

Paulo Mansur (PL) aproveitou a ocasião e discursou sobre o tema. Lembrou de ocasiões em que visitou a México 70 em São Vicente; porém, abordou outros tópicos como o consumo de crack, corrupção na construção de moradias, cracolândia no Centro de São Paulo, críticas ao prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), e elogios ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). 

É rápido 

Ok, o tempo para discursar é curto, então a fala do deputado tem que ser sucinta. Quem assistiu à íntegra da transmissão na TV Alesp entendeu pouca coisa do que o parlamentar tentou abordar.  

Nas redes sociais 

Ainda bem que a assessoria do deputado minimizou o problema e colocou no feed do Instagram uma publicação um pouco mais lúcida, apesar dos cortes abruptos e secos do vídeo. 

Nas redes sociais II 

O deputado Caio França (PSB) comemorou nos stories do Instagram a instauração da comissão de Habitação. Segundo França, o tema tem grande importância e prometeu que o PSB fará parte da composição desta e de outras comissões. A escolha de quais deputados estarão nestes grupos será na semana que vem. 

Falando em comemorar 

O deputado Paulo Correa Jr. (PSD) pediu que todos participem da cerimônia de promulgação do PL 665/2020, que tornará permanente o laudo de diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista. 

Com a palavra, o deputado 

“O evento, que contará com a presença do governador Tarcísio de Freitas, será no próximo dia 6 de abril, às 10h, no Auditório Ulysses Guimarães - Palácio dos Bandeirantes em São Paulo. Espero contar com sua presença.”  

IML em Santos 

Tenente Coimbra (PL) falou nas redes sociais que o Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto Médico Legal (IML) estarão abertos em 2023. “Nosso trabalho para a reabertura do IML em Santos vem desde o seu fechamento em 2020.” 

Tem mais 

“Durante esses 3 anos batalhamos muito para a reabertura do Instituto Médico Legal, que afeta não só a população de Santos, mas como de toda Baixada Santista, obrigando os que precisam do serviço a se deslocarem até Praia Grande ou Guarujá” (sic).

Promessa 

O deputado esteve na obra e se comprometeu a acompanhar até a reta final da construção, ou seja, até que o que o local esteja em pleno funcionamento. 

Defesa da mulher 

Solange Freitas (União Brasil) celebrou a primeira reunião entre as deputadas estaduais. O objetivo do encontro foi construir uma bancada forte de mulheres na Alesp. 

Tô na luta! 

No encontro, Solange relembrou o ataque sofrido durante a campanha eleitoral de 2020. De acordo com a deputada, em cinco meses - após se candidatar a prefeita de São Vicente - ela sofreu todo tipo de ataque. “Conta comigo nessa luta, contra todo tipo de violência contra a mulher!”    

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!