EM DIA COM A POLÍTICA

Paulo Alexandre Barbosa no Equador: diálogo em meio a mudanças políticas

Confira o trabalho dos deputados federais da Baixada Santista

Danilo Martins e Thiago Reis Dantas
Publicado em 24/11/2023, às 16h55

FacebookTwitterWhatsApp
Paulo Alexandre e os demais membros da comitiva brasileira no Equador - Assessoria Parlamentar
Paulo Alexandre e os demais membros da comitiva brasileira no Equador - Assessoria Parlamentar

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), participou da posse do novo presidente do Equador, Daniel Noboa. A visita ocorre em um contexto de recentes mudanças nas dinâmicas políticas da América do Sul, notavelmente marcadas por um movimento à direita.

Reorganização Política na América do Sul

Com a recente vitória do ultra liberal Javier Milei na Argentina, observamos uma reorganização no espectro ideológico de alguns países da América do Sul. Paraguai, Uruguai, Equador e Argentina, agora liderados por governos mais à direita, delineiam uma nova configuração política na região.

Diálogo bilateral

A comitiva brasileira, liderada pelo vice-presidente, inclui o embaixador do Brasil no Equador, Pompeu Andreucci Neto, e o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) da Câmara, deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). O objetivo central é estabelecer uma plataforma de diálogo, independente de orientações ideológicas, para orientar futuras relações bilaterais entre Brasil e Equador.

Compromisso com a cooperação

Paulo Alexandre Barbosa destaca a disposição do Brasil, tanto do Executivo quanto do Legislativo, em colaborar com o Equador. O foco é desenvolver relações sólidas, independentemente das diferenças ideológicas, reforçando o compromisso do Brasil em ser um parceiro para o diálogo e a cooperação.

Quem é Daniel Noboa?

Daniel Noboa, o novo presidente equatoriano, tem raízes empresariais e se alinha politicamente à centro-direita. Filho do magnata Álvaro Noboa, proprietário da Noboa Trading, uma importante exportadora de banana no Equador, Noboa traz uma perspectiva empresarial para a política. Ele fundou sua própria empresa, a DNA Entertainment Group, aos 18 anos, antes de entrar para a política em 2021. Eleito para a Assembleia Nacional, Noboa presidiu a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Produtivo e da Microempresa. Suas principais agendas incluem reformas nos sistemas prisional e judicial equatorianos.

Nas terras tupiniquins…

A deputada federal Rosana Valle (PL) esteve na Associação Japonesa de Santos, junto com o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, e outros nipo-brasileiros, como o vereador Paulo Myashiro (Republicanos) e o ex-vereador Sadao Nakay.

Enquanto isso, o deputado federal Alberto Mourão (MDB) marca presença em sua base eleitoral, na Praia Grande, participando da 88ª reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!