Em dia com a Política

Segurança e turismo “abrem alas” da política na Baixada Santista

A primeira ficou por conta de parlamentares federais. Já a segunda foi tema em cargos executivos em cidades como Cubatão e Guarujá

Valentim Cardozo
Publicado em 07/02/2024, às 16h22

FacebookTwitterWhatsApp
Secretário de Segurança, Guilherme Derrite - REDES SOCIAIS
Secretário de Segurança, Guilherme Derrite - REDES SOCIAIS

A segurança pública na região da Baixada Santista foi assunto de diversos políticos locais no início da semana, principalmente dos deputados federais. Fim da Operação Verão, as ações da fase atual da Operação Escudo e o debate sobre a aprovação do veto à “saidinha” de presos, foram algumas das pautas ligadas a pasta. Já nas esferas regionais, o turismo foi o carro chefe em Cubatão e também no Guarujá, onde a Ilha de Santo Amaro recebe grande evento ligado ao tema no início de março.

Segurança aqui em baixo...

De olho na realidade vivida pela segurança na Baixada Santista, o deputado federal, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) esteve junto com o secretário estadual da pasta Guilherme Derrite, para pleitear o aumento no número de policiais militares na região, devido às ações da nova fase da operação Escudo. Em suas redes sociais o parlamentar confirmou que teve seu pedido atendido junto a Derrite. Ficou acertada também a destinação de R$ 2,25 milhões em emendas parlamentares de autoria do deputado para o fortalecimento das forças de segurança com cerca de 300 policiais após o fim da Operação Verão, que se encerrou na segunda-feira (5).

Mourão I

Alberto Mourão (MDB) concedeu entrevistas para uma emissora da região dizendo que suas prioridades no momento são as questões da segurança e da educação na Baixada Santista. Ele falou sobre a luta para a instalação de uma universidade pública no litoral sul Paulista, além de melhorias sociais nas comunidades locais, como prevenção ao crime.

Mourão II

Já em seu gabinete na capital federal, onde iniciou a semana, o parlamentar recebeu representantes do Sindifisco Nacional. Os auditores solicitaram o apoio de Mourão visando deixar o sistema previdenciário brasileiro mais justo.

Saidinha não...

Já o também parlamentar federal Delegado da Cunha (PP) usou suas redes sociais para falar sobre o fim das “saidinhas de presos”. Na postagem ele indagou o seguinte questionamento: “Qual o próximo passo a ser tomado?”.

Tâmo junto...

Ele também gravou e publicou um vídeo sobre o assunto no Senado Federal, informando que leva pessoalmente seus questionamentos além das paredes da Câmara. ”Estamos acompanhando de perto o belo trabalho do secretário de Segurança de São Paulo, Guilherme Derrite”.

Na pista...

Já Rosana Valle (PL) postou em suas redes sociais um encontro com o mandatário máximo da legenda em nível nacional, Waldemar Costa Netto. Já em âmbito regional, a parlamentar esteve em Cubatão, onde citou melhorias na sinalização para moradores do bairro Vale Verde, junto a Eco-Rodovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta / Imigrantes. O bairro fica às margens da rodovia Padre Manoel da Nóbrega, que também é administrada pelo SAI.

Turistando em Cubatão...

Ainda em Cubatão, o secretário municipal da pasta de Turismo, Fabrício Lopes (PSB) esteve reunido com a equipe responsável pelo Programa de Incentivo ao Crédito e Investimento ao Turismo Paulista (Creditur). Essa iniciativa do governo do estado tem disponível R$ 4 bilhões de reais em créditos qualificados, para que em empreendedores realizem novos projetos em suas atividades. Essas tratativas visam se fortalecer ainda mais no dia 6 de março, quando ocorre o evento Acelerando o Turismo na Costa da Mata Atlântica, que será realizado no Guarujá.

... e no Guarujá

E aproveitando a deixa do Guarujá, o prefeito da Pérola do Atlântico, Válter Suman (PSDB) publicou uma postagem sobre o mesmo evento, já informando a população sobre o que será debatido na cidade.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!