ELEIÇÕES

Simpatizantes realizam carreata pró-Bolsonaro em Bertioga

Homens, famílias e empresários reuniram-se no movimento entre amigos organizado por redes sociais e aplicativo de conversa

Estela Craveiro
Publicado em 29/09/2018, às 13h37 - Atualizado em 23/08/2020, às 17h33

FacebookTwitterWhatsApp
Saída da carreata de apoio a Bolsonaro em Bertioga - Estela Craveiro/JCN
Saída da carreata de apoio a Bolsonaro em Bertioga - Estela Craveiro/JCN

Na manhã deste sábado, 29, em Bertioga, a carreata de apoio à candidatura do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), organizada por meio de aplicativos de conversa e redes sociais por um grupo de amigos empresários da cidade, começou com cerca de 60 veículos, entre carros e motos, e terminou com mais de 150.

A carreata pró-Bolsonaro em Bertioga foi um dos atos do movimento de apoio ao candidato do PSL realizados neste sábado em muitas cidades de 16 estados brasileiros. 

Em torno do meio-dia, eles partiram do posto de combustíveis da Shell na rodovia Rio-Santos, próximo ao Jardim Vicente de Carvalho, para percorrer as avenidas 19 de Maio e Anchieta, até o Indaiá, e depois retornar à área central da cidade, a fim de encerrar o ato com a execução do Hino Nacional à beira do Canal de Bertioga, na Vila. 

Na concentração iniciada por volta das dez horas, notava-se a presença de famílias, homens em maioria, e diversos empresários da cidade, como Rafael Emídio, da Rafa Pizzas, que, com um grupo de amigos, organizou o evento.

A maior parte das pessoas que compareceram, de acordo com ele, foi mobilizada por meio da rede social Instagram e de grupos do aplicativo de conversa Whatsapp. Só na última semana ele criou quatro, com 257 pessoas cada.

Rafael não sabe informar quanto custou o evento, que tinha uma carreta com caixas de som e um locutor, pois cada um pagou um pouco das coisas: “Isso aqui é um movimento popular entre amigos que se juntaram e falaram vamos fazer”.

A explicação do empresário para a iniciativa é comum ao discurso entusiasmado de algumas pessoas ouvidas na concentração, muitas crentes na vitória já no primeiro turno: “O Bolsonaro é um político independente. Eu vejo a liberdade com que ele quer governar”.

Motivações e opiniões

O jovem guarda-vidas Luiz Wesley Santos, que dá aulas de capoeira em projeto social em Guaratuba, por exemplo, quer renovação para o país, “e no momento a renovação chama-se Jair Bolsonaro”, principalmente por seus “princípios familiares”.  

A estudante Thayana Neves Gonzaga, que pintou a camiseta que vestia com o dizer “Meu partido é o Brasil”, o mesmo da camiseta que Bolsonaro usava quando foi esfaqueado em Juiz de Fora, prefere Bolsonaro porque quer que “o Brasil seja representado da maneira devida “, “que tenha segurança e um desenvolvimento melhor” e porque “Bolsonaro é o que defende os direitos e está mais na frente nas pesquisas”.

O empresário Chiquinho do Pastel é outro bolsonarista entusiasmado: “Não só eu, mas  todo o Brasil está apoiando o Bolsonaro para mudar o Brasil de verdade. Acredito que vai ser um bom presidente, que quer um Brasil bom e um Brasil de Deus para todos”. E fez questão de frisar: “Estou apoiando sem ganhar nada. A maioria aqui é de empresários e, para o Brasil, ele é o melhor”.

O empresário Rogério Teles, da Exclusiva Designer, concorda: “Eu estou aqui para apoiar o nosso candidato para mudar o país, tirar esse comunismo, esse PT sujo, porque sou a favor da moral, da família e dos bons costumes. Está na hora da gente mudar esse país, porque o Brasil é nosso, não é deles”.

Na avaliação de Rogério, 90% da população de Bertioga votará no presidenciável do PSL: “É um cara que quer mudar, é a favor da família, da moral e dos bons costumes. Todo mundo que trabalha, não só empresários, vai votar Bolsonaro porque não aguenta mais o Brasil largado às traças do jeito que está”.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!