GANGORRA DO TERMÔMETRO

Alerta amarelo: Inmet adverte para declínio da temperatura no litoral de SP

Há também um alerta para tempestades no litoral sul de SP ainda nesta quarta-feira (13) e avisos sobre fortes ventos em todo o litoral paulista

Esther Zancan
Publicado em 13/09/2023, às 12h51

FacebookTwitterWhatsApp
Áreas do estado de SP em alerta para declínio de temperatura - Reprodução/Inmet
Áreas do estado de SP em alerta para declínio de temperatura - Reprodução/Inmet

O Intituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quarta-feira (13) um alerta amarelo (perigo potencial) para declínio da temperatura. A advertência é válida da madrugada desta quinta-feira (14) até a manhã de sexta-feira (15).

O alerta amarelo para declínio de temperatura abrange ainda a Região Metropolitana de São Paulo, Vales do Ribeira e Paraíba e cidades do interior paulista, como Jundiaí, Campinas, São Carlos, Bauru, Marília, Araçatuba e Presidente Prudente.  O Inmet adverte para declínio entre 3 e 5 graus e risco leve à saúde.

De acordo com o Instituto Climatempo, o calor pré-frontal desta quarta-feira deve elevar as temperaturas para a casa dos 35 graus no litoral paulista. Amanhã, as máximas não devem ultrapassar os 28 graus devido à chegada de uma frente fria que deve trazer a chuva de volta à região.

Outros alertas

O Inmet também emitiu um alerta amarelo de tempestades para o litoral sul de São Paulo, válido desta quarta-feira até amanhã de manhã (14). O alerta é válido desde a divisa com o Paraná até Itanhaém. A previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo. É baixo o risco de corte de energia elétrica, de estragos em plantações, de queda de galhos de árvores e de alagamentos. Em caso de emergências, entre em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Mapa do estado de SP com indicação em amarelo de áreas com risco de tempestade
Além do litoral sul, cidades do interior paulista também estão em alerta amarelo para tempesatdes - Reprodução/Inmet

Há também um alerta amarelo do Inmet em vigor para todo o litoral de São Paulo para ventos costeiros. O alerta é válido até amanhã de manhã (14). O instituto prevê a intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, movimentando dunas de areia sobre construções na orla.

Na manhã desta quarta-feira, o Serviço Meteorológico Marinho da Marinha do Brasil também emitiu um alerta para fortes ventos. De acordo com o alerta, há previsão da passagem de uma frente fria com ventos de direção Sudeste a Nordeste rondando para Sudoeste a Sul e intensidade de até 65 km/h na faixa litorânea entre os estados de Santa Catarina e do Rio de Janeiro e entre as cidades de São Francisco do Sul (SC) e Arraial do Cabo (RJ) da noite de hoje até a madrugada de sexta (15).

A Defesa Civil estadual já havia advertido na noite de ontem (12) sobre ventos de até 88 km/h em todo o litoral paulista entre a noite de hoje e a noite de amanhã. 

Entenda a classificação de alertas do Inmet

Mas afinal o que quer dizer cada cor dos alertas do Inmet? Quanto eu devo me preocupar com cada um deles?

Quando o Inmet fala em "alerta amarelo" quer dizer que há um "perigo potencial". A situação meteorológica daquele período determinado é potencialmente perigosa.

Um "alerta laranja" significa "perigo". A situação meteorológica a que se refere a previsão do instituto é perigosa.

Já o "alerta vermelho" aponta uma condição meteorológica de "grande perigo". Este alerta é emitido quando há previsão de fenômenos climáticos de intensidade excepcional em determinado período.

Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!