PREVISÃO DO TEMPO

Ciclone bomba avança e litoral de SP entra em alerta neste fim de semana

Fenômeno vem acompanhado de uma nova frente fria que deve derrubar as temperaturas; previsão é de fortes ventos, chuva e mar agitado em toda a costa paulista

Da redação
Publicado em 30/03/2023, às 11h47 - Atualizado em 31/03/2023, às 11h49

FacebookTwitterWhatsApp
Tempo muda drasticamente no litoral de SP e semana é de frio rigoroso Tempo no litoral - Reprodução redes sociais
Tempo muda drasticamente no litoral de SP e semana é de frio rigoroso Tempo no litoral - Reprodução redes sociais

O litoral de São Paulo entra em novo alerta meteorológico devido a uma frente fria que deve trazer chuva intensa, ventos e mar agitado neste fim de semana. O fenômeno vem acompanhado de um ciclone bomba que sai do Sul em direção ao Sudeste brasileiro.

Segundo o Instituto Climatempo, esse sistema está em rápido deslocamento e conta com um ciclone extratropical com possibilidade de formação do ciclone bomba no decorrer da sexta-feira (31), o qual se aprofunda e intensifica até o início do sábado (1º), gerando alertas de tempestades.

Leia também:Com chegada de Ciclone-bomba, Defesa Civil prorroga ‘Operação Chuvas Verão’ no litoral de SP

NOVIDADE! O Costa Norte tem uma comunidade no WhatsApp! Clique para fazer parte 🔗 https://bit.ly/ComunidadeCostaNorte

Segundo os meteorologistas, o sistema frontal, constituído pelo ciclone e a frente fria, avança para o litoral do Sudeste, e até domingo (02) atinge São Paulo e Rio De Janeiro, levando chuva forte, ventania e grande aumento do nível do mar.

Consequência do ciclone bomba

No sábado, a passagem desse ciclone vai provocar ventania e grande subida de mar no litoral de São Paulo. Já no domingo esse fenômeno se afasta em direção ao Rio de Janeiro. A chuva associada à passagem do sistema frontal também tende a ser intensa na região litorânea dos estados.

Tabua de maré

Devido a passagem da frente fria associada ao ciclone bomba neste fim de semana, o mar de todo o litoral paulista estará agitado e com possível ressaca marítima. O serviço de travessias de balsas pode sofrer paralisações ou operar com lentidão devido aos ventos e mar agitado.

Na Baixada Santista a tábua de maré é de ondas de 1,5 a 2 metros entre sábado e domingo. Já nas praias do Litoral Norte as ondas ficam entre 1,5 e 2,5 metros.

Alerta Defesa Civil

A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta, na noite de ontem (30), para previsão de ventos fortes em todo o litoral de São Paulo.

Diante deste cenário, a pasta afirma ainda que haverá condições para ressaca, com ondas de até três metros e recomenda para evitar a prática de esportes aquáticos ou influenciados pelo vento, como surf, windsurf e kitesurf.

O que é um ciclone bomba?

Ainda de acordo com os meteorologistas do instituto Climatempo, o Ciclone bomba é um fenômeno meteorológico caracterizado por um ciclone extratropical intenso com ventos muito fortes, que pode causar estragos e danos materiais.

𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀 🔗 https://linktr.ee/costanorteoficial

Recebe esse nome por conta da rápida queda de pressão atmosférica que ocorre no centro do ciclone, causando um "efeito bomba". O ciclone bomba pode ocorrer em diversas regiões do país, especialmente no Sul e Sudeste.

Leia também: Inmet mantém alertas para tempestades no litoral de SP

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!