SAÚDE MENTAL

Campanha do Hospital Bertioga trabalha o lado emocional de quem atua na linha de frente

Dia a dia e vida social dos profissionais sofreu grande impacto desde o início da pandemia. Mês de conscientização ajuda a entender

Da redação
Publicado em 03/02/2021, às 10h33 - Atualizado em 05/03/2021, às 14h50

FacebookTwitterWhatsApp
Atendimento humanizado começa antes do paciente cruzar a porta de entrada - Divulgação/ INTS
Atendimento humanizado começa antes do paciente cruzar a porta de entrada - Divulgação/ INTS

As demandas envolvendo a saúde mental dos funcionários do Hospital Municipal de Bertioga – HMB dentro e fora do ambiente de trabalho foram lembradas no projeto Me Escute promovido pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde – INTS, organização sem fins lucrativos administradora da unidade. As ações acontecem desde maio do ano passado, provocadas pelo avanço da pandemia da Covid-19 e, ganharam notoriedade no último mês integrando a campanha Janeiro Branco, um pacto pela saúde mental.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/CNotíciasLitoral E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Dados da Organização Mundial de Saúde – OMS apontam o Brasil como o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas, o que equivale a 5,8% da população, atrás apenas dos Estados Unidos, com 5,9%. A depressão é uma doença que afeta 4,4% da população mundial. O Brasil é ainda o país com maior prevalência de ansiedade no mundo (9,3%).

A psicóloga do HMB Viviane Siqueira explica que para um bom atendimento é necessário o profissional ter antes de tudo equilíbrio emocional independente da área de atuação, o que se evidencia ainda mais quando falamos de quem trabalha direta ou indiretamente na área da saúde.

“Entendemos que os funcionários precisam de apoio no que se refere dentro ou fora do trabalho. Fazemos parte integralmente do hospital e sabemos que para acontecer um bom atendimento aos usuários, devemos cuidar de cada um como uma família que somos, uma vez que passamos mais tempo em equipe do que em casa”.

A diretora Ana Patrícia Palma complementa: “A prioridade é o cuidado, não importa a qual assunto está relacionado. Nossos colaboradores merecem esse acolhimento humanizado´´ ressaltou a diretora do HMB, Ana Patrícia Palma.

Mês de conscientização

Esta foi a 8ª edição da campanha Janeiro Branco, que traz o lema “Todo Cuidado Conta”. A ação deste ano busca promover um pacto pela saúde mental em meio à pandemia da covid-19. A ideia da campanha foi criada em 2014, por um grupo de psicólogos de Uberlândia (MG), e faz alusão ao início do ano, considerando janeiro como uma “página em branco” para ser preenchida com novas metas, objetivando o bem-estar da saúde mental.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!