SAÚDE

‘Dia do Educador Sanitário’ desperta atenção para cuidados com a higiene pessoal

Adoção de medidas é primordial no enfrentamento de diversas doenças de contágio rápido, entre elas a Covid-19

da Redação
Publicado em 11/06/2021, às 15h40 - Atualizado às 15h56

FacebookTwitterWhatsApp
Em Bertioga INTS tem atenção especial na unidade por ele administrada - Reprodução/ Prefeitura de Bertioga
Em Bertioga INTS tem atenção especial na unidade por ele administrada - Reprodução/ Prefeitura de Bertioga

Os cuidados com a higiene definitivamente ganharam espaço no dia a dia das pessoas, principalmente em razão da pandemia da Covid-19. Em Bertioga (SP), o Hospital Municipal, gerido pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) orienta sobre a adoção dessas práticas cada vez mais necessárias e também ressaltadas pelo Dia Nacional do Educador Sanitário, celebrado nesta sexta-feira (11).

A data homenageia a atividade do profissional que investiga, alerta e orienta sobre medidas higiênicas e sanitárias para evitar doenças infectocontagiosas. Além dos conhecimentos sobre as diferenças de cada localidade, o educador sanitário deve também desempenhar o trabalho com base nos valores humanos mantendo equilíbrio psicológico e emocional.

Em Bertioga, o INTS tem atenção especial na unidade por ele administrada com cabines de desinfecção, disponibilização de álcool em gel e a recomendação de máscaras. Nos corredores e antessalas, os profissionais orientam o paciente antes mesmo de ele chegar ao médico.

O educador sanitário também promove atividades em três níveis: o preventivo, antes da doença se instalar; o momentâneo, quando a doença se instala e há a necessidade de ajuda de um profissional para evitar o aparecimento de sequelas; e o posterior, que é quando a sequela já se instalou e o objetivo é evitar outras complicações.

Histórico

Durante as décadas de 1930 e 1940, o governo brasileiro pôs em prática a ideia de educar a população para a saúde, passando a se preocupar com a implementação de políticas públicas de educação sanitária. O objetivo era construir uma nação com trabalhadores e crianças saudáveis.

Hoje, o trabalho desse profissional concentra-se nas cidades e nas peculiaridades de cada região, mas o foco continua sendo na necessidade de banho diário, vacinação, higiene bucal, manter as mãos limpas, e boa alimentação.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!