A tecnologia nunca foi tão presente e necessária à população como nos dias atuais, em que se enfrenta uma grave crise mundial de saúde, com a pandemia do novo coronavírus. No Hospital Municipal de Bertioga, gerido pelo INTS (Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde) ela aproxima famílias e pacientes, por meio de chamadas de vídeos, na ação Laços Virtuais. 

Com o isolamento social, determinado em meados de março, por prevenção e protocolo, as visitas foram suspensas nos hospitais. A medida, embora necessária, acendeu um alerta na administração da unidade sobre a importância de os familiares estarem presentes para uma boa recuperação do paciente internado e, assim, surgiu a ideia das chamadas de vídeo, inspirada no projeto Visita Virtual, do Hospital Espanhol - INTS, localizado em Salvador, na Bahia. 

A chamada de vídeo é feita pela equipe técnica, composta por assistentes sociais e psicólogas do Hospital Municipal de Bertioga, nas enfermarias, pediatria, maternidade, estabilização, e enfermaria da UTI.

"É possível notar que a ação tem feito bem aos pacientes internados, tendo em vista que os aproxima de seus familiares, mesmo de forma virtual", afirma a diretora do Hospital Bertioga Ana Patricia Palma.

Sob a administração do INTS, o Hospital Bertioga tem implantado uma série de projetos de humanização, como o das https://d.costanorte.com.br/ints/42205/hospital-de-bertioga-humaniza-embalagens-de-dieta , que ganharam frases carinhosas; o Música no Leito  e o https://d.costanorte.com.br/ints/47164/hospital-de-bertioga-implanta-projeto-mensagem-para-o-coracao . O lema da equipe é: “Paciente não é só paciente, ele é o amor de alguém”.