Prevenção!

Maternidade: a importância do pré-natal

Da Redação
Publicado em 27/09/2019, às 09h29 - Atualizado em 23/08/2020, às 20h20

FacebookTwitterWhatsApp
Reprodução/PxHere
Reprodução/PxHere

Garantir uma gravidez mais segura para a mãe e o bebê é um dos objetivos do pré-natal, que deve ser iniciado logo após a confirmação da gestação por meio de exames. Após confirmada a gravidez, a mulher deve iniciar as consultas de pré-natal, onde receberá as orientações necessárias ao acompanhamento da gestação. Além disso, durante as consultas, a gestante é examinada pelo profissional médico ou da enfermagem e passa a ter programado os seus exames, vacinas e ultrassonografias.

Participe dos nossos grupos ℹ  http://bit.ly/CNAGORA8  🕵‍♂Informe-se, denuncie!

De acordo com o Ministério da Saúde, são recomendadas no mínimo seis consultas de pré-natal durante toda a gravidez. A recomendação é que o acompanhamento inicie nos primeiros três meses de gestação.

O pré-natal representa papel fundamental para a prevenção e detecção precoce de patologias maternas e fetais, proporcionando um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante. É recomendado que a família da gestante envolva-se no acompanhamento, por isso é tão importante levar o companheiro (a) às consultas ou, na impossibilidade, outro membro da família, ou uma pessoa de confiança.

Durante o pré-natal, são passadas orientações como: hábitos de vida e higiene; estado nutricional apropriado; alertas sobre medicações que possam afetar o feto ou o parto, ou ainda, medidas que possam prejudicar o feto; e acompanhamento psicológico para a maternidade.

A consulta também é o lugar para tratar as manifestações físicas comuns na gravidez, doenças próprias da gestação ou que sejam intercorrências previsíveis dela ou, ainda, doenças previamente existentes que possam interferir no bom andamento da gestação.

Nas consultas de pré-natal , a mulher será orientada também com relação à dieta, sono, hábito intestinal, exercícios, vestuário, recreação, sexualidade, hábitos de fumo, álcool e drogas.

Vantagens do pré-natal:

1. Permite identificar doenças que já estavam presentes no organismo, porém, evoluindo de forma silenciosa, como a hipertensão arterial, diabetes, doenças do coração, anemias, sífilis, etc. O diagnóstico permite medidas de tratamento que evitam maior prejuízo à mulher, não só durante a gestação, mas por toda sua vida;

2. Detecta problemas fetais, como más formações. Algumas delas em fases iniciais permitem o tratamento intra-útero que proporciona ao recém-nascido uma vida normal;

3. Avalia ainda aspectos relativos à placenta, possibilitando tratamento adequado. Sua localização inadequada pode provocar graves hemorragias com sérios riscos maternos;

4. Identifica precocemente a pré-eclâmpsia, que se caracteriza por elevação da pressão arterial, comprometimento da função renal e cerebral, ocasionando convulsões e coma. Esta patologia constitui uma das principais causas de mortalidade no Brasil.

Quem somos

O I Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde – INTS -, é uma organização social sem fins lucrativos, certificada pelo Ministério da Justiça como de Utilidade Pública Federal, com foco na pesquisa e inovação das melhores práticas tecnológicas para a gestão pública e operação de unidades na área da saúde, educação e da assistência social no Brasil.

Com perfil multidisciplinar, o INTS desde a sua criação trabalha de forma integrada com o setor empresarial, promovendo melhores práticas de gestão focada em serviços públicos de saúde, educação e assistência social nas esferas municipal, estadual e federal, oferecendo serviços de mais alto nível para toda a comunidade.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!