ATENDIMENTO HUMANIZADO

Música vira aliada na recuperação de pacientes no Hospital Municipal de Bertioga

Programa acontece há dois meses e esta semana levou o carnaval às alas da unidade. Colaboradores aprovam

Da redação
Publicado em 16/02/2021, às 16h59 - Atualizado em 17/02/2021, às 13h03

FacebookTwitterWhatsApp
Música vira aliada na recuperação de pacientes no Hospital Municipal de Bertioga - JCN
Música vira aliada na recuperação de pacientes no Hospital Municipal de Bertioga - JCN

https://www.youtube.com/watch?v=JawLPvrpgbY&feature=youtu.be

Os pacientes atendidos no Hospital Bertioga, no litoral de São Paulo, têm encontrado aporte além da medicina. Às sextas-feiras um grupo de voluntários, entre eles colaboradores do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde – INTS, responsável pela administração da unidade, têm levado música e entretenimento às alas. A eficácia da musicoterapia é comprovada cientificamente na melhora dos sinais vitais dos acamados. Na terça-feira, 16, o passeio por leitos e corredores excepcionalmente contou com ritmos carnavalescos, com uma pitada cristã.

Participe dos nossos grupos ➤ http://bit.ly/CostaNorteAlerta 📲 Informe-se, denuncie! 🔴

Para a enfermeira da educação permanente Juliana Seraglia Rodrigues Casagrande a atividade, que acontece desde dezembro, é de grande valia ainda mais agora com a suspensão do carnaval em razão da pandemia da Covid-19. O INTS promove ações semelhantes hospitais administrados em outras cidades.

“Esse ano foi um ano atípico com a justa suspensão do carnaval e é claro que todo mundo sentiu falta. Dentro do hospital, no quadro de colaboradores, tem pessoas com o dom de tocar um instrumento e nós achamos justo compartilhar a alegria da música com quem está sendo atendido”.

O grupo conta com Tatiane Scavelo no carron, Alexandre Lutier no vioão e Carlos Eduardo dos Santos no violino. Além da animada Lucimar Ferreira de Abreu, que comanda a diversão com brincadeiras e transmite a palavra de Deus, como ela diz: independente da crença.

O comerciante Silvano Cedran estava internado para fazer uma cirurgia de hérnia e ficou surpreso com a inesperada visita. “Eu achei muito legal e pra mim tinha que acontecer mais vezes. Eles [os músicos] são muito queridos e ajudam a gente a esquecer um pouco das preocupações. O pessoal da enfermaria, da limpeza... todo mundo está de parabéns”, concluiu.

Música vira aliada na recuperação de pacientes no Hospital Municipal de Bertioga (JCN)

BENEFÍCIOS COMPROVADOS

Recentemente os benefícios da musicoterapia ganharam destaque em publicações científicas conceituadas. A revista The Lancet, por exemplo, divulgou uma pesquisa da Universidade Queen Mary, de Londres, sobre o uso da música em pacientes cirúrgicos. Depois de aplicar 70 testes, em sete mil pacientes, foi concluído que escutar música antes, durante e após um procedimento, reduz o desconforto cirúrgico e melhora a experiência do paciente, ajuda no relaxamento, na redução da ansiedade, da dose de analgésicos ou sedativos, e da dor (mesmo quando sob o efeito de anestesia geral), favorecendo a alta hospitalar em menor tempo.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!