Entenda como a internet potencializou o mercado da informação

Hoje, pequenas, médias e grandes empresas estão investindo em atrair a audiência online.

cadu zaidan
Publicado em 09/11/2018, às 15h53 - Atualizado em 24/08/2020, às 04h16

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Reprodução / Internet
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Você quer se comunicar melhor com o consumidor na internet? Hoje, pequenas, médias e grandes empresas estão investindo em atrair a audiência online. Por isso, é preciso saber como atingir seu público-alvo para não ficar para trás.

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Não basta  ter um site  , disponibilizar um portfólio de produtos e só. Desenvolver estratégias, acompanhar o desempenho das ações e monitorar os resultados são atitudes essenciais para conquistar os objetivos.

Neste artigo, vamos falar um pouco acerca do público-alvo e o que você pode fazer para se aproximar do seu. Continue a leitura!

Antes de tudo, entenda o conceito e a importância do público-alvo

É um grupo específico de compradores que têm interesse ou pode ter despertado o desejo pelo seu produto ou serviço. Para determinar esse perfil, é preciso realizar uma série de pesquisas para identificar as características mais comuns dessa parcela da sociedade com base no que você vende.

Quanto mais informações conseguir a respeito do público-alvo, maior a chance de a sua empresa manter um bom relacionamento e conquistar seguidores e clientes.

Saiba como atingir seu público-alvo

Uma vantagem do marketing digital é a variedade de recursos disponíveis para se comunicar com o público-alvo. Acompanhe algumas dicas:

Crie uma persona para o cliente

Para filtrar melhor o público-alvo, muitas empresas estão trabalhando com o desenvolvimento de personas. São personagens fictícios criados com base no perfil real dos clientes. Um exemplo prático seria mais ou menos assim:

Maria Eduarda, jornalista freelancer, 25 anos, mãe solo, gosta de ler jornais online e acompanha também as notícias pelo Twitter. Objetivo: procura oportunidade de ganhar uma renda extra.

Ao definir as personas, é possível personalizar ainda mais a mensagem e melhorar o resultado das campanhas de marketing.

Use os recursos do Google Adwords

O Adwords é uma ferramenta do Google que permite trabalhar com links patrocinados. São aqueles links que aparecem no topo da página do buscador sempre que alguém faz uma busca relacionada.

O serviço oferece várias opções de segmentação de público. Você pode alcançar consumidores que estão comprando ou pesquisando produtos na internet ou outros clientes em potencial. Basta configurar os anúncios.

Invista em Facebook Ads

Sempre que o usuário insere informações pessoais, curte, comenta ou compartilha no Facebook, a rede faz um mapeamento desse registro. Com isso, é possível selecionar o público por idade, localização, renda, preferências e muitas outras alternativas.

É importante lembrar que o tráfego orgânico (gratuito) do Facebook não é suficiente para engajar a audiência, pois o alcance é mínimo. Por isso, investir em anúncios pagos com alguma periodicidade é uma forma de garantir o sucesso das suas postagens.

Consulte o Google Analytics

Sabia que dá para saber muito a respeito do consumidor que está interessado no seu produto pelo Google Analytics? Você pode entrar com dados mínimos para fazer a compatibilização das informações e, ao final, identificar a persona.

Além disso, os relatórios mostram quem está acessando o seu site, por qual dispositivo, o navegador, a região demográfica e a natureza do tráfego: orgânico, pago, rede social etc. Monitore todos os dados da sua loja virtual com o Analytics.

Viu como atingir seu público-alvo não é um bicho de sete cabeças? Claro que é preciso buscar conhecimento e dominar algumas técnicas, mas, com o marketing digital, ficou muito mais fácil se aproximar do consumidor e melhorar o resultado das vendas. Pense nisso!

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