ESCOLAS PRECÁRIAS

2 em cada 5 escolas do mundo não têm instalações básicas para as crianças lavarem as mãos

Relatório do órgão e do UNICEF aponta que, logo antes do surto de Covid-19, 818 milhões de crianças no mundo não tinham acesso a estruturas básicas de higiene em suas escolas

Da Redação
Publicado em 20/08/2020, às 09h09 - Atualizado em 24/08/2020, às 08h38

FacebookTwitterWhatsApp
Imagem 2 em cada 5 escolas do mundo não têm instalações básicas para as crianças lavarem as mãos

Enquanto as escolas em todo o mundo lutam para reabrir, os dados mais recentes do Programa Conjunto de Monitoramento da OMS (Organização Mundial de Saúde) e do UNICEF revelam que, logo antes da pandemia, 43% das escolas em todo o mundo não tinham instalações com acesso a lavagem básica das mãos com água e sabão  - uma condição fundamental para as escolas operarem com segurança no atual contexto de pandemia COVID-19.

“O fechamento global de escolas desde o início da pandemia COVID-19 apresentou um desafio sem precedentes para a educação e o bem-estar das crianças”, disse Henrietta Fore, Diretora Executiva do UNICEF. “Devemos priorizar o aprendizado das crianças. Isso significa garantir que as escolas, no momento de reabrir, estejam seguras, e isso inclui acesso à higiene das mãos, água potável limpa e saneamento seguro. ”

Participe dos nossos grupos ℹ📲 https://bit.ly/CNAGORA9 🕵‍♂ Informe-se, denuncie!

De acordo com o relatório, cerca de 818 milhões de crianças não têm instalações básicas para lavar as mãos em suas escolas, o que as coloca em maior risco de contrair COVID-19 e outras doenças transmissíveis. Nos países menos desenvolvidos, a situação é ainda pior, 7 em cada 10 escolas não têm instalações básicas para lavar as mãos e metade das escolas não tem saneamento básico e serviços de água.

“O acesso a serviços de água, saneamento e higiene é essencial para a prevenção e controle eficazes de infecções em todos os ambientes, incluindo escolas", disse o Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor-Geral da OMS. "Deve ser o foco principal das estratégias governamentais para uma reabertura segura e operação de escolas durante a pandemia global COVID-19 em curso. ”

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!