PANDEMIA

Brasil registra primeiro caso de covid-19 provocado por variante mais contagiosa da ômicron

Identificação foi feita pelo Instituto Butantan. Paciente seria da cidade de São Paulo e viajou para a África do Sul

Da redação
Publicado em 07/04/2022, às 13h57 - Atualizado às 14h39

FacebookTwitterWhatsApp
Ômicron XE é uma  recombinação das sublinhagens BA.1 e BA.2 da variante do coronavírus Brasil registra primeiro caso de covid-19 provocado por variante mais contagiosa da ômicron Vírus da covid-19 - Unsplash
Ômicron XE é uma recombinação das sublinhagens BA.1 e BA.2 da variante do coronavírus Brasil registra primeiro caso de covid-19 provocado por variante mais contagiosa da ômicron Vírus da covid-19 - Unsplash

O primeiro caso de um paciente com covid-19 provocado pela variante ômicron XE foi registrado no Brasil nesta quarta-feira (6). As informações são do jornal “O Globo”, que teve acesso ao laudo .

O caso seria de um homem de 39 anos, morador da cidade de São Paulo e é um“caso importado”, já que o paciente esteve na África do Sul. 

A amostra foi coletada dia 7 de março e a identificação da variante foi feita pelo Instituto Butantan.

Ainda segundo informações do jornal carioca, o homem estaria com o esquema vacinal completo. Os sintomas teriam surgido em 17 de fevereiro e a evolução foi boa, com o paciente já completamente recuperado.

A Ômicron XE é uma recombinação das sublinhagens BA.1 e BA.2 da variante do coronavírus. Há estimativas  de que ela se espalhe 10% mais fácil do que BA.2, que por sua vez, é mais transmissível do que a ômicron original.

O Ministério da Saúde disse que “mantém o constante monitoramento do cenário epidemiológico da covid-19 e reforça a importância do esquema vacinal completo para garantir a máxima proteção contra o vírus e evitar o avanço de novas variantes no país”.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!