MULHER

Casa Rosa completa dois anos e totaliza mais de 20 mil atendimentos

Unidade presta atendimento específico à saúde da mulher, mais especializado e humanizado

Da redação
Publicado em 04/12/2020, às 18h52 - Atualizado às 18h53

FacebookTwitterWhatsApp
Instituto da Mulher de Guarujá - Casa Rosa - Helder Lima/Arquivo PMG
Instituto da Mulher de Guarujá - Casa Rosa - Helder Lima/Arquivo PMG

O Instituto da Mulher de Guarujá completa dois anos de funcionamento neste domingo, 6. Desde a sua implantação em dezembro de 2018 até o momento, já foram realizados 20.826 atendimentos às mulheres.

Participe dos nossos grupos ➤ https://bit.ly/GUARUJAINFO 📲  Informe-se, denuncie!

Conhecido como Casa Rosa, o próprio municipal presta atendimento específico à saúde da mulher, mais especializado e humanizado. No total, 20 profissionais atuam no Instituto entre médicos (ginecologistas, mastologistas), enfermeiros, técnicos de enfermagem, administrativo, recepcionistas, auxiliar de serviços gerais, assistente social, psicólogo, colposcopista e ultrassonografistas.

Segundo o coordenador de Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde, o ginecologista Alexsander Machado, a Casa Rosa foi uma grande conquista para as mulheres da cidade.

“O devido cuidado com a saúde da mulher é também uma política pública que faz com que a gente consiga diminuir nossos indicadores sociais em nosso Município. Passada a pandemia, a meta do prefeito Válter Suman é ampliar diversos serviços no Instituto, como por exemplo, os atendimentos psicológicos para pacientes em tratamento de câncer e para gestantes adolescentes”, frisou.

No espaço, as pacientes passam pelos serviços de ambulatórios de gestação de alto risco, mastologia, planejamento familiar, cirurgias ginecológicas, além de exames de ultrassonografia e colposcopia.

Todo mês o local realiza mutirões de Implanon, um medicamento de prevenção à gravidez, que consiste em um pequeno bastão introduzido no braço da paciente. Este libera o hormônio etonogestrel (um tipo de progestagênio), considerado de alta eficácia, prevenindo a gravidez por até três anos.

Para passar pela Casa Rosa, a paciente precisa ter encaminhamento da rede municipal, por meio das Unidades Básicas (UBSs) ou de Saúde da Família (Usafas). O mesmo acontece com a introdução de Dispositivo Intrauterino (DIU), contraceptivo que faz parte da Política Nacional de Planejamento Familiar.

Durante a pandemia

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, o Instituto mantém seu atendimento seguindo todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) como o distanciamento social, higienização das mãos e o uso de máscaras. Os horários de atendimento às pacientes estão mais espaçados, assim como as instalações do equipamento, que passaram por adaptações, respeitando as regras sanitárias, visando minimizar a exposição e aglomerações.

A Casa Rosa está instalada na rua Quinto Bertoldi, 5, na Vila Maia.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!