VISTORIAS E TRATAMENTO COM LARVICIDA

Guarujá intensifica ações de combate à dengue em cemitérios

Iniciativa acontece antes e depois do feriado para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti

Da redação
Publicado em 16/10/2020, às 14h58 - Atualizado às 15h00

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação
Divulgação

A prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), está reforçando ações de combate à dengue nos cemitérios do município. A ação ocorre semanalmente durante todo o mês de outubro, que antecede o feriado de Finados, celebrado no dia 2 de novembro.

A iniciativa visa preparar os locais para a vinda de fiéis e evitar a proliferação da dengue e de outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Para isso, estão sendo realizadas vistorias e tratamento com larvicida.

Os agentes de controle de endemias também atuarão nos cemitérios em novembro para varredura e eliminação de focos do mosquito, como vasos de plantas.

Participe dos nossos grupos ➤ http://bit.ly/COSTAINFORMA8 📲 Informe-se, denuncie!

Levantamento

Além disso, a Sesau segue realizando o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRA) na cidade. Na próxima semana, de segunda-feira, 19, à sexta-feira, 23, os agentes de combate às endemias estarão em Vicente de Carvalho, nos bairros Jardim Monteiro da Cruz, Jardim Boa Esperança e Pae Cará (confira a programação completa abaixo).

O objetivo é identificar os locais com maior infestação, assim como os recipientes predominantes de criadouros em cada local. A ação está prevista para ocorrer em todos os bairros do município. Esse estudo possibilitará o reforço de ações de controle e combate ao mosquito.

As vistorias para buscar e eliminar possíveis focos do Aedes aegyti ocorrerão normalmente. Na ação, os servidores coletam amostras das larvas encontradas, e a fim de evitar a propagação do novo coronavírus, os cuidados são redobrados. Para isso, os agentes utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras e luvas, visando  sua própria segurança e a dos munícipes.

Identificação

Além dos EPIs, os servidores estão utilizando crachá e uniforme para visitar as casas. Para facilitar a identificação, o agente utiliza uniforme da cor branca e o supervisor, azul marinho, ambas com a seguinte frase na frente: ‘Todos juntos contra o Aedes aegypti – Guarujá’. Na manga esquerda está o brasão da Prefeitura e, nas costas, a informação: ‘Prefeitura de Guarujá, Secretaria de Saúde, Controle de Dengue’.

Em caso de dúvida, o munícipe pode ligar para o telefone (13) 3341-6569, identificar o nome do agente e verificar se a equipe está atuando no seu bairro.

Confira o cronograma completo:

Segunda-feira, 19, e terça-feira, 20

Jardim Monteiro da Cruz e Pae Cará

Quarta-feira, 21, quinta-feira, 22 e sexta-feira, 23

Jardim Boa Esperança e Pae Cará

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!