HIGIENE

Hábito de lavar as mãos é aliado na prevenção de doenças

Uso comum de superfícies e objetos como maçanetas, telefones e cadeiras é propício para a propagação de microrganismos causadores de doenças

Da Redação
Publicado em 21/10/2019, às 10h16 - Atualizado em 23/08/2020, às 20h33

FacebookTwitterWhatsApp
Reprodução/PxHere
Reprodução/PxHere

O contato das mãos com bactérias, fungos e vírus é a causa de parte das doenças que acometem o ser humano. Se você tem o costume de lavar as mãos antes de se alimentar ou quando acaba de usar o banheiro, está correto em parte. Isso porque, o hábito de lavar as mãos deve estar presente em vários outros momentos. 

Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA8 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

O uso comum de superfícies e objetos como maçanetas, cadeiras, telefones, como a utilização de ambientes compartilhados, como banheiros e transportes públicos, é um local propício para o compartilhamento dos microrganismos causadores de doenças.

“Ao utilizar esses locais ou objetos é imprescindível que seja feita a limpeza das mãos, antes que aconteça o contato com a boca, nariz e olhos, e resultando na contaminação do organismo”, comenta a enfermeira e coordenadora da Comissão de Controle de Infecção da Fundação Pró-Rim, Edilaine Fialek.

A higienização das mãos deve ser feita utilizando água e sabonete, quando houver sujeira visível nas mãos ou com solução alcoólica a 70% na ausência de sujeiras. Esse ato pode prevenir e proteger de infecções causadas por diversos agentes infecciosos e doenças como gripe, hepatite A, infecções, conjuntivite, infecções, bronquiolite e outras viroses.

Quando devo lavar as mãos? 

Se ainda tem dúvidas de quando higienizar suas mãos, confira abaixo os momentos que necessitam da limpeza:

· Antes das refeições;

· Após usar o banheiro;

· Antes e após manipular alimentos crus;

· Após tossir, espirrar ou mexer no nariz;

· Após tocar em animais ou nos seus dejetos;

· Após mexer no lixo;

· Antes e após visitar um doente;

· Antes e após tocar em feridas;

· Após tocar em corrimões, barras de ônibus, dinheiro;

· E sempre que as mãos estiverem visivelmente sujas.

Anéis e pulseiras devem ser retirados enquanto lava as mãos, pois os microrganismos podem ficar presos nestes locais. “Podemos dizer que lavar as mãos com frequência pode salvar vidas, principalmente no contato com outras pessoas, como doentes, bebês, idosos e pessoas debilitadas”, enfatiza Edilaine.

Quais os passos para lavar as mãos corretamente?

Para higienizar suas mãos de forma completa e correta basta seguir os passos abaixo:

1.    Passe sabonete e água limpa nas mãos;

2.    Esfregue a palma de cada mão;

3.    Esfregue a ponta dos dedos na palma da outra mão;

4.    Esfregue entre os dedos de cada mão;

5.    Esfregue o polegar de cada mão;

6.    Lave o dorso de cada mão;

7.    Lave os punhos de ambas as mãos;

8.    Seque com uma toalha limpa ou papel toalha.

O sabonete comum pode ser utilizado para lavar suas mãos, mas o ideal é sempre ter na bolsa um frasco de álcool em gel ou gel antisséptico, para os momentos que não tiver nenhum banheiro por perto.

Lavar as mãos é um ato reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos principais instrumentos contra epidemias.

Cuidado redobrado

Com alguns cuidados podemos ajudar na prevenção dessas infecções, mas é sempre necessário que o profissional de saúde higienize as mãos antes de entrar em contato com o paciente ou tocar em equipamentos e depois do contato com eles. 

“Se você é paciente, participe do seu cuidado. Se o profissional não higienizar as mãos, peça para fazê-lo. Mas esse hábito não deve ser exclusivo dos profissionais da saúde, todas as pessoas devem higienizar as mãos para evitar uma série de doenças. Além disso, higienizar as mãos correta e regularmente vai ajudar na manutenção da saúde porque evita a propagação e contaminação por germes que estão em toda parte”, completa a enfermeira.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!