INFLUENZA

Ilhabela segue com campanha de vacinação contra a gripe

De acordo com a prefeitura, cerca de 7700 pessoas já foram vacinadas

Da Redação
Publicado em 28/05/2020, às 15h05 - Atualizado em 24/08/2020, às 07h49

FacebookTwitterWhatsApp
Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde segue com a campanha de vacinação contra a gripe (influenza). A vacinação é realizada nas escolas e creches do município.Na cidade, na primeira e segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação, foram imunizadas cerca de 7700 pessoas dos grupos prioritários.

Agora, na terceira e última fase da campanha contra a gripe, que vai até 5 de junho, a meta é vacinar até 90% da população que se encontra nos grupos prioritários. Nesta fase, estão incluídos para vacinação professores das escolas públicas e privadas, adultos de 55 a 59 anos, além de pessoas com deficiência, crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos, gestantes e mães no pós-parto.

Também estão incluídos nos grupos para vacinação: doentes crônicos, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários. “Na primeira fase da campanha, vacinamos 125,38% dos trabalhadores de Saúde e 120,47% dos idosos do município. É a primeira vez que atingimos a meta vacinal em tão pouco tempo de campanha”, declarou o secretário de saúde, Gustavo Barboni.

A escolha dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. 

Para evitar aglomerações, Ilhabela realiza a campanha em escolas e creches, em local arejado, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. É disponibilizado álcool gel e os profissionais da saúde organizam as filas, mantendo a distância de 1,5m entre os pacientes. 

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra a influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para o coronavírus já que os sintomas são parecidos.

Participe dos nossos grupos ℹ  http://bit.ly/CNAGORA6  🕵‍♂Informe-se, denuncie!

Postos de vacinação:

• E.M. Prefeito Leonardo Reale (Armação)

• Centro Cultural Waldemar Belisário – Vila

• E.M. Waldemar Belisário (Itaguaçu)

• E.M. Professor José Antônio Verzegnassi (Água Branca)

• Salão da Capela São João (Perequê)

• E.M. Professora Doutora Ruth Cardoso (Barra Velha)

• E.M. Dumara Verzegnassi (Barra Velha)

• E.M Maria Aparecida Braga Roman – Creche Dona Cidinha (Praia Grande)

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!