Até 325 mil veículos podem se dirigir à Baixada Santista durante o fim de semana prolongado pelo feriado da Consciência Negra. As informações são da Ecovias, concessionária que administra as rodovias do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI). O período da estimativa vai da primeira hora desta sexta-feira, 20, até a última hora de domingo, 22. Entre outros fatores, a projeção considera a quantidade de veículos dos demais feriados durante o período de pandemia.

Caso a estimativa se confirme, o número de veículos estará acima da média de outubro, mês em cujos finais de semana mais de 750 mil veículos se dirigiram à Baixada Santista. A projeção também supera a quantidade de veículos no feriado de Nossa Senhora de Aparecida, também em outubro, quando 284,2 mil veículos se dirigiram à região do litoral paulista.

A estimativa de alta movimentação ocorre num momento de aumento do número de casos de covid-19 e de mortes em decorrência da doença na Baixada Santista. Nesta terça-feira, 17, de acordo com informações das prefeituras da região, foram confirmadas 25 mortes por covid-19. Este foi o maior número de óbitos em 10 semanas, a última vez que a Baixada Santista superou essa quantidade de mortes foi em 12/08. A média móvel de mortes chegou a 11 também no dia 17, maior índice de óbitos em 14 dias.

De acordo com o último boletim das prefeituras da Baixada Santista, referente a esta quarta-feira, 18, o número de casos confirmados ultrapassa os 66 mil e mais de 2.340 pessoas já morreram vitimadas pela doença.

Além disso, de acordo com o Climatempo, há possibilidades de chuva na Baixada Santista durante todos os dias do fim de semana prolongado. Nesta sexta-feira, 20, a expectativa é de tempo chuvoso durante o dia e a noite, com temperaturas variando entre 16ºC e 22ºC em Santos e ficando próximas disso nas demais cidades. No sábado e domingo a temperatura sobe um pouco, podendo chegar à 25ºC e o sol deve surgir entre nuvens. Há possibilidades de pancadas de chuva à tarde nos dois dias.

Participe dos nossos grupos 👉   https://bit.ly/COSTAINFORMA10 📲 Informe-se, denuncie

No período do feriado, uma série de operações especiais serão realizadas pela Ecovias para melhorar as condições de tráfego.