POLIOMIELITE

Mais de três milhões de crianças ainda não foram vacinadas contra paralisia infantil

Com apenas 70% das crianças imunizadas contra poliomielite, país ainda está longe da meta do Ministério da Saúde de 95%. Baixa cobertura e casos no exterior incluíram Brasil na lista de países sob alto risco de retorno da doença que pode provocar paralisia dos braços e pernas

Da redação
Publicado em 20/10/2022, às 18h11 - Atualizado às 18h29

FacebookTwitterWhatsApp
Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio termina na sexta-feira Criança tomando vacina de gota - © Marcelo Camargo/Agência Brasil
Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio termina na sexta-feira Criança tomando vacina de gota - © Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mais de dois meses após o início da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, mais de 3,3 milhões de crianças de até cinco anos ainda não foram vacinadas no Brasil. Os números são do painel de vacinação do Ministério da Saúde, que contabiliza a vacinação até hoje (20).

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 95% das crianças com menos de 5 anos. Mas, até agora, somente 70% delas estão em dia com as doses.

Em crianças infectadas, a poliomielite pode causar uma série de complicações. Em casos severos, a doença pode provocar paralisia dos braços e das pernas e problemas no sistema respiratório. A doença, que não tem tratamento específico, tem na vacinação sua única forma de prevenção.

Com campanhas de imunização que já chegaram a 100%, o último caso notificado de poliomielite no Brasil foi em 1989. Porém, após uma sucessão de baixas coberturas vacinais desde 2016, além de casos confirmados em regiões do mundo onde a doença parecia erradicada, incluindo os Estados Unidos, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) incluiu o Brasil na lista de países que estão sob alto risco de retorno da doença.

No PNI (Programa Nacional de Imunizações), o esquema de vacinação das crianças é composto por cinco doses ministradas dos dois meses aos quatro anos. As crianças podem ser imunizadas durante todo o ano em postos de saúde. 

Leia também

Outubro Rosa: dez informações sobre a mamografia que toda mulher precisa saber

Dia Mundial de Combate à Osteoporose: doença atinge dez milhões de brasileiros

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!