DIA DE COMBATE AO FUMO

Quase mil pessoas conseguiram parar de fumar em programa da prefeitura de Santos

De cada 100 pessoas que entraram no Programa de Atenção Intensiva ao Tabagista, 45 conseguiram abandonar o vício, disse gestão municipal

Redação
Publicado em 29/08/2023, às 15h27

FacebookTwitterWhatsApp
Programa santista de combate ao tabagismo tem 45% de taxa de sucesso - Imagem: Reprodução / AmorSaúde
Programa santista de combate ao tabagismo tem 45% de taxa de sucesso - Imagem: Reprodução / AmorSaúde

Quase mil moradores de Santos pararam de fumar por meio de um programa que ajuda quem quer abandonar o vício na cidade, anunciou a prefeitura nesta terça-feira (29) – Dia de Combate ao Fumo. Ao todo, 939 pessoas largaram o cigarro participando do Programa de Atenção Intensiva ao Tabagista.

Criado em 2014, o programa atendeu 2.082 pessoas, o que representa uma taxa de sucesso de 45%. “Estima-se que cerca de oito milhões de pessoas morram por ano no mundo devido a complicações causadas pelo fumo”, disse a secretaria de Saúde da cidade.

Pessoas interessadas em deixar o hábito podem se inscrever nos grupos de incentivo nas políclínicas de referência de seus endereços, e são abertos a qualquer morador de Santos. As turmas são abertas periodicamente e os interessados são convidados a participar.

Atualmente, estão em andamento os grupos nas unidades Gonzaga, Vila Nova, Jabaquara e São Bento, nos quais não são aceitos mais participantes para não interferir na rotina de desenvolvimento já estabelecida.

O programa consiste em sete reuniões, em princípio semanais, nas quais são passadas informações sobre métodos que ajudam a diminuir o uso do tabaco já no início do tratamento.

Em alguns casos, são oferecidos medicamentos conforme observação e prescrição médica. A atividade em grupo promove depoimentos dos  participantes com o intuito de construir uma rede de apoio e o compartilhamento de experiências para estimular a descontinuidade do hábito.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!