TEM QUE SABER

Reclassificação: como passa a funcionar o Plano São Paulo de enfrentamento à covid-19

Mudanças foram anunciadas durante coletiva de imprensa do governo estadual, nesta sexta-feira, 8; próxima reclassificação será em 05 de fevereiro

Da redação
Publicado em 08/01/2021, às 15h57 - Atualizado em 22/01/2021, às 11h47

FacebookTwitterWhatsApp
Após reclassificação desta sexta-feira, 08, estado permanece na fase amarela e laranja até 05 de fevereiro, quando será reavaliado novamente - Foto: Governo do Estado
Após reclassificação desta sexta-feira, 08, estado permanece na fase amarela e laranja até 05 de fevereiro, quando será reavaliado novamente - Foto: Governo do Estado

O Secretário da Saúde do Governo Estadual, Jean Gorinchteyn, declarou na coletiva de reclassificação das cidades paulistas, na tarde desta sexta-feira, 08,  que  90% do estado de São Paulo permanece na fase amarela e 10% recua para a fase laranja.  Na reclassificação, quatro regiões passaram para a fase laranja: Presidente Prudente, Marília, Sorocaba e Registro. Com exceção de Presidente Prudente, que sobe da fase vermelha, todas as regiões caíram.  

As duas fases, amarela e laranja,  terão novas regras no âmbito do Plano São Paulo, menos restritivas. De acordo com Patrícia Ellen, Secretária de Desenvolvimento Econômico, as fases laranja e amarela terão expansão da capacidade permitida e do horário de funcionamento. 

Na abertura da coletiva, o Secretário da Saúde Jean Gorinchteyn cobrou responsabilidades dos cidadãos e alegou que houve confusão durante a fase verde, que foi entendida como uma liberação total. Nenhuma cidade foi promovida para a fase verde na atual reclassificação. A fala do secretario implica que muitos cidadãos não conhecem o Plano São Paulo.  

Participe dos nossos grupos ➤ http://bit.ly/CostaNorteInforma  📲 Informe-se, denuncie! 🔵

Durante a coletiva, a Secretária estadual enfatizou que apesar das flexibilizações das fases, ainda existem protocolos rígidos que devem ser obedecidos. 

Secretaria de Desenvolvimento Econômico anunciou as medidas (Foto: Reprodução / Governo Estadual)

Novas regras de funcionamento das fases laranja e amarela

Fase amarela

Todas as atividades em funcionamento;

Capacidade limitada a 40% de ocupação para todos os setores;

Funcionamento máximo dos estabelecimentos limitado a 10h por dia;

Parques estaduais abertos;

Atendimento em bares restrito após as 20h;

Atendimento em todos os estabelecimentos restrito após as 22h;

Após reclassificação desta sexta-feira, 08, estado permanece na fase amarela e laranja até 05 de fevereiro, quando será reavaliado novamente (Foto: Governo do Estado)

Fase laranja

Ampliação das atividades permitidas para todos os setores;

Capacidade limitada de 40% de ocupação para todos os setores (era de 20%);

Funcionamento máximo de estabelecimentos de 8h (era de 4 horas);

Parques estaduais abertos; 

Proibição de atendimento presencial em bares; 

Atendimento presencial proibido em todos os estabelecimentos após as 20h;  

Como funciona o Plano São Paulo

A reavaliação das cidades, de acordo com as normas do Plano São Paulo, leva em conta os indicadores da pandemia dos municípios e das regiões. Hipoteticamente, quanto mais altos forem a taxa de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para pacientes com coronavírus, o número de óbitos e de novas internações no mesmo período, mais restritiva será a fase do Plano em que será inserida a cidade. O período considerado nas contagens pode variar, atualmente contabiliza-se os dois últimos intervalos de 7 dias, que  que são comparados entre si. Anteriormente, eram comparados dois períodos de 28 dias. 

Ou seja, no caso da reavaliação desta quinta-feira, foram comparados os indicadores da pandemia dos últimos quatorze dias. Em tese, se os indicadores apresentarem melhora, a região vai para uma fase menos restrita, se apresentarem piora, vai para uma mais restrita. Se apresentaram estabilidade, a região permanece na fase onde estava. 

As fases do Plano São Paulo são vermelha, laranja, amarela, verde e azul. A vermelha é a mais severa e a azul a menos restritiva. A fase vermelha é acionada quando a capacidade hospitalar está em risco ou a pandemia avança em velocidade acelerada. Nesta fase, apenas serviços essenciais são mantidos.

Como chegamos até aqui

A última reavaliação ordinária ocorreu em 30 de novembro, momento em que todas as cidades do estado foram rebaixadas para ou permaneceram na fase amarela (posteriormente Presidente Prudente foi rebaixada para a fase vermelha).

Houve também uma reavaliação extraordinária de todo o estado em 23 de dezembro, data em que a Baixada Santista foi rebaixada temporariamente para a severa fase vermelha durante dois períodos intercalados do final de ano.

Casos Covid e índices de ocupação de UTI no estado de São Paulo

De acordo com dados desta sexta-feira, 08, do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do governo estadual, são Paulo tem 1.598.952 casos de covid-19 confirmados. 47.768 pessoas morreram vítimas de covid-19 na cidade cuja taxa de letalidade está acima da média do pais e do mundo. A taxa de letalidade por covid-19 no mundo é de 2,2%, no Brasil o número é de 2,5%. Já no estado de São Paulo, 3,2% das pessoas que contraem covid-19 morrem. O número é considerado alto por infectologistas. A taxa de ocupação de UTIs covid no estado é de 69,3%, e a de enfermarias é de 45,7%. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!