SAÚDE COLETIVA

Saiba como denunciar focos de dengue nas cidades do litoral paulista

Na região, já são 2.665 casos confirmados, conforme Painel de Monitoramento da Dengue; confira canais de atendimento em cada município

Rebeca Freitas
Publicado em 24/02/2024, às 09h50

FacebookTwitterWhatsApp
Para frear avanço da epidemia, população pode contribuir com simples cuidados caseiros - Fernando Frazão/ Agência Brasil
Para frear avanço da epidemia, população pode contribuir com simples cuidados caseiros - Fernando Frazão/ Agência Brasil

Febre, dor de cabeça, desânimo, manchas pelo corpo e vômitos são alguns dos sintomas que acometem pessoas afetadas pela dengue. Com a temporada de chuvas e calor, aumenta a preocupação com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Diversas cidades do litoral paulista estão mobilizadas e alertam a população para denunciar possíveis focos. A região já contabiliza 2.665 casos confirmados, conforme o Painel de Monitoramento da Dengue, do governo do estado. 

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica - RJ,  Dr. Luiz José de Souza, vários fatores levaram ao aumento de quadros, em 2024. “O número de casos desse ano aumentou muito, como consequência de uma soma entre calor e muitas chuvas, que criam um “resort” para o mosquito proliferar, e muitas falhas na prevenção por parte das organizações competentes, que não tiveram, por exemplo, número adequado de agentes para fazer o trabalho de casa em casa”, explica o médico. 

O especialista não descarta o mérito da vacina, mas destaca que a epidemia poderia ter sido melhor controlada com métodos mais simples. “A prevenção teria sido e é mais importante do que a valorização de uma vacina, que poderá ser aplicada apenas a uma parte da população, já que tem limitações de idade e de quantidade, além de ter eficácia apenas a alguns sorotipos do vírus”, complementa.  

Para frear o avanço da epidemia, a população pode contribuir com simples cuidados caseiros, que devem ser realizados ao menos uma vez por semana, como verificar se a caixa d’água e lixeiras estão bem tampadas; retirar pratos debaixo dos vasos de plantas ou preenchê-los com areia; limpar calhas, bandeja coletora de água do ar-condicionado e bandeja externa da geladeira; tratar a água da piscina e trocar a água dos pets diariamente. Confira abaixo como fazer denúncias de focos de dengue em cada município:

Itanhaém

Os moradores de Itanhaém podem realizar suas denúncias pessoalmente na rua Guarani, 431, praia do Sonho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Além disso, é possível entrar em contato pelo telefone (13) 3422 1944 e, de maneira rápida e simples, por meio do site.

Praia Grande

A denúncia em Praia Grande deve ser feita na ouvidoria SUS, pelos telefones 0800 773 3020/3472 9764, pelo e-mail [email protected] e presencialmente, na rua João de Souza, s/n°, Mirim, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Isso permitirá que a equipe da Saúde Ambiental realize vistorias nas residências.

São Vicente

Os munícipes de São Vicente podem entrar em contato pelo telefone de denúncia da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ),  0800 771 0037,  para informar sobre possíveis focos de dengue.

Santos

A população de Santos pode registrar denúncias de possíveis focos com larvas de mosquito pela ouvidoria municipal, acessível pelo site, pelo telefone 162 e presencialmente, no piso térreo do paço municipal, na praça Mauá, s/n - Centro.

Guarujá

A Secretaria de Saúde (Sesau) de Guarujá orienta a população a realizar denúncias pelo telefone (13) 3341 6569, setor de Controle e Combate às Endemias da Vigilância em Saúde.

Bertioga

Em Bertioga, denúncias podem ser feitas para o Disque Dengue, pelo telefone (13) 3317 6273, para a Vigilância Sanitária (13) 3317 2058 e e-mail [email protected].

São Sebastião

Em São Sebastião, a população pode fazer denúncias de focos de dengue pelo telefone (12) 3891 3423. 

Ilhabela

Para denúncias de focos de dengue e possíveis criadouros em Ilhabela, a população pode ligar para os números (12) 3896 8364 e (12) 99147-7114, conforme orientações da Secretaria de Saúde da cidade.

Caraguatatuba

A prefeitura de Caraguatatuba disponibiliza um canal de denúncias para a população, pelo telefone (12) 3887 6888 e pelo telefone e aplicativo 156.

Ubatuba

Em Ubatuba, a população pode reportar casos para a Vigilância em Saúde/Setor de Endemias, pelos telefones (12) 3834 2323 e 3832 6810. 

As prefeituras de Peruíbe e Mongaguá não retornaram o contato da reportagem até o momento de publicação desta matéria. 

Rebeca Freitas

Rebeca Freitas

Formada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!