Após inúmeros registros de aglomerações ao longo dos últimos fins de semana, mais uma vez, neste domingo, 27, as praias da Baixada Santista e do Litoral Norte voltaram a registrar aglomerações e desrespeito aos protocolos de proteção contra a pandemia de covid-19.

Participe dos nossos grupos ℹ📲 http://bit.ly/COSTA7INFO 🕵‍♂ Informe-se, denuncie.

As aglomerações ocorrem num momento em que as prefeituras das cidades flexibilizaram as normas de segurança, esperando, com isso,  uma cooperação maior dos banhistas, sobretudo durante os fins de semana ensolarados.

LEIA TAMBÉM: Mundo chega a um milhão de mortos por covid-19

Em Santos, onde a prática de esportes individuais e coletivos está liberada, desde que se use máscara, parte dos banhistas caminhava na orla sem o item obrigatório ou usando-o abaixo do nariz. Nas imagens também se atesta que o distanciamento mínimo de 2,5 metros recomendado pelo Ministério da Saúde, e endossado pela maioria dos decretos municipais, também foi negligenciado.

Com bom tempo durante todo o dia, atingindo temperaturas de até 32ºC, houve aglomerações na faixa de areia santista. O calor atraiu turistas para a região. De acordo com a Ecovias, na manhã deste domingo, o saldo de veículos que estão no litoral paulista, tendo descido a serra apenas pelas rodovias do Sistema Anchieta-Imigrantes, era de 85.301, sendo que a quantidade de veículos que desceu ao litoral desde sexta-feira, 25, era de 181.210.  

Em Praia Grande a situação foi similar, com registros de guarda-sóis fincados à areia e de grupos de banhistas tomando banho de sol. As duas atividades não são permitidas na cidade, que apenas autoriza a permanência na orla para a prática de esportes individuais.

Já em Ubatuba, ontem, 26, com  temperatura atingindo até 30º, houve registros de aglomerações e falta de uso de máscara na Praia Grande.

Na cidade de Bertioga, onde, nos fins de semana anteriores, foram feitos registros de multidões nas praias e na vida noturna, não houve registros de atividades intensas na noite ou nas praias.

Veja aqui as normas de cada município do litoral paulista na pandemia:

Regras de Bertioga

 

Regras de Guarujá

 

Regras de Santos

 

Regras de Praia Grande