Neste domingo, 12, a Unidade de Saúde da Família (Usafa) do Sítio Conceiçãozinha (rua Santo Antônio, 117), em Guarujá, completa um ano da sua reinauguração, após ter sido totalmente reformada pela prefeitura de Guarujá.

Participe dos nossos grupos ℹ bit.ly/GRUPOCNGUARUJA 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

Neste período, a Unidade realizou mais de 11 mil atendimentos entre clínica médica, enfermaria e odontologia. Segundo a gerente da Usafa, a enfermeira Ana Paula Maria Ramos,as melhorias realizadas aprimoraram a forma do atendimento. “Há um melhor acolhimento,a recepção ficou mais confortável, e temos um pleno funcionamento do fluxograma”.

Hoje em local mais amplo, o próprio público presta quase 1.200 atendimentos todo mês. Lá, são realizados atendimentos de pré-natal, aleitamento materno, hiperdia, planejamento familiar, grupos de tabagismo, roda de conversa com adultos e crianças, pelo apoio do Núcleo de Atenção de Saúde da Família (NASF).

Há também atendimento ginecológico,nutricionista, educadora física, preventivo realizado pelos enfermeiros, odontologia, serviço de farmácia, vacinação, puericultura e acolhimento com os enfermeiros.

A unidade atende uma cobertura de mais de 15 mil pessoas do bairro, que são assistidas por duas equipes compostas por dois enfermeiros, seis agentes de saúde, cinco técnicos de enfermagem e dois médicos. A Usafa faz ainda, visita domiciliar para realização de curativos entre outros procedimentos nos acamados do bairro.

O equipamento dispõe de três consultórios médicos; salas de administração, dos agentes de saúde, de vacina, medicação e curativo, enfermeiros e de arquivo; além de consultório de odontologia, recepção, farmácia, copa, almoxarifado, banheiros para população e para funcionários.

PANDEMIA

Assim como as demais unidades da rede municipal de Saúde, a Usafa Sítio Conceiçãozinha também segue os cuidados contra a Covid-19. “Além de todos os métodos de proteção por meio dos equipamentos de proteção individual (EPIS), a unidade faz a identificação dos casos com sintomas gripais já na recepção, evitando o contágio dos profissionais e de pacientes que esperam por atendimento”, frisa. A Usafa possui uma sala para atendimento do novo coronavírus, limitando o acesso à área interna com limpeza e desinfecção rotineiras.

Até o momento, cinco de um total de 15 Usafas já foram reformadas, e passado a pandemia, os serviços deverão ser retomados em outros equipamentos.  As unidades já revitalizadas foram climatizadas, tiveram substituição das redes hidráulica e elétrica, nova iluminação em LED, novos aparelhos, troca de piso, pintura, acessibilidade, entre outras melhorias.