Vírus

Vacinação reduz em 30% os casos de sarampo no Guarujá

Foram 12 registros da doença em 2020, contra 40 em 2019; há doses de vacinas disponíveis para quem ainda não foi imunizado

Da redação
Publicado em 05/01/2021, às 15h29 - Atualizado às 15h35

FacebookTwitterWhatsApp
Helder Lima
Helder Lima

A prefeitura de Guarujá anunciou nesta terça-feira, 5, que registrou uma redução de 30% dos casos de sarampo no comparativo entre os anos de 2019 e 2020, graças a adesão da população à vacinação. No ano passado, foram 40 registros da doença em munícipes. Já em 2020, segundo o último levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, foram 12 pessoas acometidas até o final do ano.

Participe dos nossos grupos ➤ http://bit.ly/CostaNorte4Info 📲 Informe-se, denuncie!🔵

Os dados demonstram que, mesmo com a pandemia do novo coronavírus, a população não deixou de comparecer aos postos de vacinação para receber a dose. No comparativo, a presença foi de 28.013 em 2019 e 33.073, em 2020.

“A principal forma que temos para combater doenças como o sarampo são as vacinas. Por isso é muito importante que as pessoas busquem pela imunização para diminuir a circulação do vírus”, ressalta Ana Teresinha Lopes Plaça, enfermeira técnica responsável pelo Setor de Imunização da Secretaria de Saúde.

O público de 6 meses a 49 anos, que ainda não foi imunizado, deve comparecer a uma unidade mais próxima de sua residência para receber a dose. Estão à disposição 20 postos de vacinação, entre Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (Usafas). O atendimento é  das 9 às 15 horas. É necessário levar um documento com foto e a carteira de vacinação, se tiver.

Os profissionais utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e seguem todos os protocolos de higiene e segurança, que estão sendo tomados para evitar a propagação do novo coronavírus, conforme recomendado por órgãos oficiais de Saúde.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!