OPERAÇÃO IMPACTO

Após pânico em praias, governo anuncia mais policiais em cidades do litoral de SP

Anunciada por pasta de Segurança, medida temporária se dá após série de arrastões em praias de São Vicente e onda de cobrança de autoridades

Redação
Publicado em 14/11/2023, às 10h06

FacebookTwitterWhatsApp
Banhistas em pânico durante arrastão em São Vicente - Imagem: Reprodução
Banhistas em pânico durante arrastão em São Vicente - Imagem: Reprodução

Após uma série de arrastões que aterrorizaram banhistas e um turbilhão de cobrança de autoridades, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) anunciou que vai aumentar temporariamente o efetivo policial nas cidades da Baixada Santista a partir de quarta-feira (15), por meio da retomada da Operação Impacto.

Segundo a pasta, os Policiais Militares que vão participar da ação ficarão no litoral paulista reforçando a segurança até o início da Operação Verão, prevista para dezembro. “Até dezembro”, disse a SSP, “haverá aumento no policiamento e a continuidade nas ações desencadeadas pelas forças de segurança do estado na região para combater a criminalidade”.

A Secretaria de Segurança acrescentou que regiões mais críticas, com registros de ocorrências, também terão policiais do 2º Batalhão de Ações Especiais (Baep) atuando. O Comando de Choque da capital paulista também poderá ser empregado em ações específicas para apoiar as ações.

policiais
Aumento do efetivo policial nas cidades está previsto para começar amanhã (15) - Imagem: Divulgação / SSP

Arrastões em praias de São Vicente

No domingo (12), banhistas foram vítimas de uma série de arrastões nas praias do Gonzaguinha e Itararé, em São Vicente. Segundo informações, os arrastões começaram por volta das 17h. Há relatos de roubos de celulares, bolsas, joias e outros bens dos banhistas.

Além das praias lotadas, no momento dos crimes também acontecia a 14º Parada do Orgulho LGBT, na Praia do Itararé. Furtos e roubos também foram registrados durante a Parada. Questionada, a SSP não informou se houve detidos ou feridos durante os arrastões ou se há aumento de efetivo programado para as praias do litoral até o final de novembro.

Cobrança de autoridades por aumento de efetivo

Após os arrastões, o prefeito de São Vicente, Kayo Amado, e autoridades da região reforçaram apelos por aumento temporário do efetivo policial em novembro, antes da Operação Verão, que começa em dezembro.

O argumento do pedido é de que a aproximação das férias e altas temperaturas se refletem em aumento considerável de turistas nas cidades já em novembro, o que atrai os criminosos.

Nas mídias sociais, também após os arrastões em São Vicente, fizeram coro com o prefeito de São Vicente no pedido de aumento do efetivo o deputado estadual, Caio França e a deputada estadual Solange Freitas.

“Tem que ter mais policiamento urgente na Baixada Santista”, disse Freitas. “Já cobramos milhares de vezes a ampliação do efetivo policial e a presença constante de batalhões de choque. Essa decisão é exclusiva da Secretaria de Segurança Pública”, disse França. 

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!