ATENÇÃO AOS VISITANTES

Cachoeira do Prumirim em Ubatuba recebe sinalização de perigo

No verão, o fenômeno meteorológico conhecido como ‘cabeça d’água’, comum em cachoeiras, pode surpreender banhistas e causar acidentes

Redação
Publicado em 11/01/2024, às 09h11 - Atualizado às 09h39

FacebookTwitterWhatsApp
O local têm tido um destaque negativo, pelos inúmeros registros de mortes por afogamento - Prefeitura de Ubatuba
O local têm tido um destaque negativo, pelos inúmeros registros de mortes por afogamento - Prefeitura de Ubatuba

Em período de alta temporada de verão, Ubatuba se destaca como um destino turístico rico em belezas naturais. No entanto, para garantir a segurança dos visitantes e a preservação do ecossistema local, a Defesa Civil do município intensifica as medidas preventivas. Dentre elas, a instalação de uma placa de alerta e orientações na cachoeira do Prumirim, área com registro de muitos acidentes e afogamentos, que levaram banhistas a óbito.

O informativo alerta sobre o fenômeno natural 'cabeça d’água', que ocorre quando uma grande quantidade de chuva atinge as partes superiores de uma cachoeira ou ao longo de um curso da água, resultando em um aumento súbito e significativo da força da correnteza. Esse fenômeno pode surpreender banhistas e representar riscos à segurança.

O diretor da Coordenadoria de Defesa Civil de Ubatuba, Wagner Lopes, destaca a importância de observar as condições locais, para identificar a ocorrência desse fenômeno. Ele enfatiza que, ao perceber o aumento da correnteza, com a presença excessiva de folhas e galhos, é recomendável sair imediatamente do local, conforme alerta da faixa instalada.

Já o secretário adjunto de Turismo Thiago Ramos ressalta a necessidade de os visitantes respeitarem as placas, avisos e o ambiente, tomando todas as precauções para desfrutar de uma experiência segura e responsável. "Segurança e preservação ambiental devem ser prioridades. Planeje uma visita responsável, sempre", destaca Ramos.

Confira as recomendações para uma visita tranquila:

  • Busque saber se o local é área de parque estadual, área particular ou área pública, pois cada um possui regras para visitação;
  • Contrate uma agência de turismo, com guia experiente.
  • Leve água, protetor solar, repelente, calçados adequados para trilhas e remédios de uso contínuo;
  • Não deixe lixo nas trilhas nem nas cachoeiras e não faça fogueiras. Mantenha a mata e os rios limpos;
  • Antes de entrar na água, avalie a correnteza e a profundidade. Esteja ciente de possíveis perigos, como rochas submersas;
  • Evite visitações em épocas de chuva intensa: em períodos de chuva, as trilhas podem ficar escorregadias e os rios podem subir rapidamente.
  • Informe-se sobre as condições das trilhas antes de iniciar sua aventura;
  • Cuidado com as selfies, escolha lugares seguros para tirar sua foto de recordação;
  • Respeite as comunidades tradicionais e os moradores locais;
  •  Deixe sua caixinha de som em casa e aproveite o som da natureza.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!