O efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande começou a ser submetido ao teste de covid-19 esta semana. A ação faz parte das medidas preventivas adotadas pelo comando da corporação, por meio da administração municipal, no combate à proliferação do novo coronavírus (covid-19).

Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA3 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

A corporação foi dividida em grupos e, nesta segunda e terça-feira, os primeiros guardas a fazerem os testes foram as equipes que atuam no Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe), instalado no Paço Municipal, incluindo agentes de Trânsito e Policiais Militares.

Outros guardas que trabalham no Paço também foram incluídos neste grupo. Nos próximos dias, a equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (Sesap) do município aplicará os testes nas equipes de patrulhamento e táticas, dos plantões diurnos e noturnos, e dos setores administrativos,de forma que todo o efetivo seja testado.

Atualmente, a Guarda Civil de Praia Grande conta com um efetivo de 405 integrantes.

De acordo com o secretário de Assuntos de Segurança Pública, Maurício Vieira Izumi, a medida foi adotada pela administração municipal como uma forma de prevenção, tendo em vista que os guardas estão na linha de frente e em contato constante com muitas pessoas, inclusive na orientação sobre a importância do distanciamento social e do uso de máscaras.

“É uma medida importante para termos noção do nível de exposição dos integrantes e quais medidas podemos tomar, de forma preventiva, para minimizar o contágio e proteger outras pessoas também”.

O secretário observou que, antes mesmo de os testes serem realizados no efetivo, outras medidas de prevenção já vinham sendo adotadas desde o início da pandemia. “Descentralizamos os locais de apresentação dos guardas no início do expediente para que não haja aglomeração na base, distribuímos álcool em gel para todas as equipes, reforçamos as medidas de higienização das viaturas e instrumentos de trabalho, como tonfas e radiocomunicadores, e fazemos a desinfecção constante das áreas administrativas”.

Além disso, todos os guardas receberam máscaras de proteção e óculos para a proteção individual e orientação a respeito dos cuidados e medidas de prevenção à proliferação do novo coronavírus.