ATENÇÃO COM AS MENSAGENS

Golpe nas redes sociais clona WhatsApp e rouba dados do usuário

Código de 6 dígitos é alvo das quadrilhas. Confiança é criada por meio de conversas em perfis inspirados em empresas reais

Da redação
Publicado em 03/02/2021, às 16h30 - Atualizado em 04/02/2021, às 08h23

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Não enviar código e ativar verificação em duas etapas estão entre recomendações do Procon-SP
Não enviar código e ativar verificação em duas etapas estão entre recomendações do Procon-SP

O perfil de uma ‘empresa conhecida’ te envia uma mensagem de saudação, vocês iniciam uma conversa referente aos produtos e, de repente, antes de finalizar a compra, o pedido é para você informar um código de seis dígitos enviado por mensagem SMS, o que é prontamente repassado. Pronto, não tem mais volta: você acabou de cair em um golpe e o número enviado não passa da confirmação para uma pessoa desconhecida acessar seu WhatsApp por um telefone, que não é o seu.

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O golpe da clonagem do WhatsApp tem feito uma série de vítimas em diferentes lugares do Brasil e do mundo. Após duplicar a conta, o golpista passa a enviar mensagens para os contatos da vítima pedindo dinheiro em nome dela. Na maioria das vezes, o infrator pede dinheiro para parentes e conhecidos, simulando necessidades urgentes.

Foi como aconteceu com uma moradora de Bertioga, no litoral de São Paulo, quando procurada por um hotel de Gramado, RS. Ela não hesitou em passar os dados devido a confiança já estabelecida entre ela e a empresa. O problema, é que o dialogo era com um perfil falso, com o mesmo nome, endereço e número de telefone do hotel, a diferença estava em pequenos detalhes na grafia utilizada na criação do perfil, naquela oportunidade no Instagram. “Não dava para perceber e foi muito rápido. Quando me dei conta já tinha acontecido”, lamentou.

Segundo o secretário de defesa do consumidor, Fernando Capez, os golpes pela internet e por redes sociais explodiram nesse momento de pandemia da Covid-19 e afetam tanto clientes quanto as próprias empresas em si.

“É preciso que o consumidor desconfie sempre, redobre a atenção e nunca forneça senhas ou sequência de números”, alerta. Caso tenha sido vítima deste golpe, a pessoa deve entrar em contato com [email protected] e pedir a desativação temporária da conta. Nas outras redes também existem configurações semelhantes. 

Outra recomendação é marcar o perfil fraudulento, denuciá-lo na respectiva rede e comunicar a e empresa verdadeira para que ela tome as devidas providências, entre elas registrar um boletim de ocorrência e comunicar os clientes.

Consequências

Segundo o chefe de gabinete do Procon-SP, Guilherme Farid, os principais golpes realizados por WhatsApp envolvem o envio de mensagens com links fraudulentos, seja para encaminhar o consumidor a uma página falsa de um fornecedor, seja para enganar o consumidor para que este forneça o código de acesso ao aplicativo, “oportunidade em que o golpista sequestra todos os dados”, destaca.

Recomendações do Procon:

- Não forneça dados, senhas, códigos etc.;

- Não acredite em ofertas de ajuda, sorteio, dinheiro etc. enviadas pelo WhatsApp, redes sociais, e-mails e não clique nesses links;

-Não confie e não compartilhe links e informações dos quais não tenha certeza da origem;

-Não preencha formulários que não estejam nos sites oficiais;

-Baixe aplicativos apenas das lojas oficiais;

-Em caso de dúvidas ou dificuldades, procure um familiar ou amigo que possa ajudar;

- Utilize antivírus no computador, tablet e smartphone;

- O Procon-SP não pede informações do consumidor e não envia mensagens via WhatsApp; o consumidor deve procurar a instituição pelos canais oficiais.

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