SIRENES DE EMERGÊNCIA

Governo encerra período de simulados de evacuação em São Sebastião

O sistema foi desenvolvido em consulta com as comunidades locais, para garantir mais eficácia em caso de emergência; saiba como funcionará

Gabriela Petarnella
Publicado em 22/12/2023, às 09h28

FacebookTwitterWhatsApp
O sistema objetiva prevenir o impacto dos estragos causados pela chuva na região - Governo do Estado de SP
O sistema objetiva prevenir o impacto dos estragos causados pela chuva na região - Governo do Estado de SP

O governo estadual de São Paulo encerrou, na segunda-feira (18), uma série de sete simulados de evacuação de áreas de risco, em diversos bairros e comunidades de São Sebastião. O sistema de evacuação foi desenvolvido em consulta com a comunidade local, para garantir mais eficácia em caso de emergência.

As simulações ocorreram em áreas estratégicas, como Maresias, Boraceia, Juquehy, Vila Pernambuco, Morro do 51, Boiçucanga, Rua Caraguatá, Olaria, travessas Timóteo e Viçosa no Morro do Abrigo, região central, e Chico Soldado, na costa norte. Durante as ações, foram colocados adesivos para indicar à população qual rota seguir, áreas de risco e pontos de encontro.

Em caso de emergência, por meio dos alertas emitidos pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil estadual, o acionamento da sirene pode ser feito remotamente ou manualmente, pelo Centro de Comando Operacional da prefeitura de São Sebastião. Caso aconteça uma situação semelhante à de fevereiro desse ano, onde ocorra a interrupção dos serviços essenciais, inclusive de telefonia e rede elétrica, a sirene ainda poderá ser operada manualmente por um morador pertencente ao Núcleo Comunitário de Defesa Civil.

Neste momento, mensagens de voz específicas serão enviadas ao acionar a sirene, para fornecer informações importantes como: “a Defesa Civil informa: devido à previsão de chuva, há risco de alagamentos nesta área. Fiquem atentos”; “Atenção, atenção: a Defesa Civil informa a possibilidade de chuva moderada para forte nas próximas horas. Fiquem atentos”; “A Defesa Civil informa: estamos voltando à normalidade. Ao retornarem para as suas moradias, verifiquem a ocorrência de deslizamentos. Caso necessário, liguem para a Defesa Civil: 199”; “A Defesa Civil informa: há risco de deslizamentos nessa área. Atenção moradores: dirijam-se para locais seguros e pontos de encontro”.

O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Social Elias Rodrigues destacou a importância dos simulados como medida preventiva fundamental, após a catástrofe que resultou em 64 vidas perdidas na Vila Sahy.

As ações foram conduzidas por equipes da Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Segurança Urbana (Segur), em colaboração com as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), de Serviços Públicos (Sesep), Educação (Seduc), além do Fundo Social da prefeitura local.

Gabriela Petarnella

Gabriela Petarnella

Jornalista formada pelo Centro Universitário Módulo. Possui experiência em videorreportagem e fotojornalismo

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!