OPERAÇÃO CONJUNTA

Homem é preso por maltratar cachorro e matar tatu em Peruíbe

Acusado estava no interior do Parque Estadual da Serra do Mar, em Unidade de Conservação Integral

Da redação
Publicado em 17/12/2020, às 09h03 - Atualizado às 09h04

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação/Polícia Militar Ambiental
Divulgação/Polícia Militar Ambiental

Um homem foi preso em Peruíbe nesta quarta-feira, 16, por matar um tatu galinha e manter um cachorro com sinais de maus tratos. O flagrante ocorreu durante operaçãp conjunta da Polícia Militar Ambiental com a Fundação Florestal, pela estrada do Cossoca, no interior do Parque Estadual da Serra do Mar, em Unidade de Conservação Integral.

Participe dos nossos grupos ➤ https://bit.ly/COSTAINFO8 📲 Informe-se, denuncie! ℹ

Além dos animais, no local os policiais ainda apreenderam uma porção de 14 gramas de maconha. O suspeito foi preso, sem concessão de fiança, no 1º Distrito Policial de Peruíbe, onde foi registrada a ocorrência por maus tratos, matar animal nativo e porte de drogas. O auto de infração elaborado pela PM registrou as infrações ambientais, com multa de R$ 7 mil, além da apreensão do cachorro, do tatu morto e do facão usado no abate.

O cachorro foi submetido aos cuidados do veterinário do projeto Anjinhos da Rua que o medicou e o encaminhou ao Centro de Controle de Zoonoses da cidade.

Guarujá

A Polícia Militar Ambiental também realizou operação em Guarujá, no Jardim Enseada, onde foi constatada invasão, com aterramento e construções irregulares. Os policiais confirmaram o impedimento da vegetação nativa com a construção de duas moradias de madeirite cobertas por telhas de fibrocimento.

Como o local não está inserido em Área de Preservação Permanente e Unidade de Conservação, foram elaborados boletins de ocorrência, já que a vegetação em seu entorno de floresta alta de restinga em estágio secundário médio de regeneração e especial proteção por se tratar de bioma da Mata Atlântica, sendo aplicadas ainda sanções de advertência e embargado de área.

Segundo a Polícia Militar Ambiental, a parte penal da infração ambiental será ofíciada à delegacia de polícia da área, com base no art. 48 da Lei Federal 9605/98. Ainda, o local já foi alvo de fiscalização da Força Tarefa da Guarda Municipal, que compareceu no local para realizar o monitoramento de novas construções irregulares, sendo que todas as moradias, encontram-se identificados com os Autos de Infração Ambiental.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!