civil

Polícia Civil prende responsáveis pelo incêndio no Parque do Juquery

Polícia Civil SP
Publicado em 20/10/2021, às 19h16 - Atualizado às 19h21

FacebookTwitterWhatsApp
Reprodução - Reprodução
Reprodução - Reprodução

Policiais civis da Delegacia de Polícia de Investigações sobre Infrações Contra o Meio Ambiente de Franco da Rocha (Demacro) esclareceram o incêndio criminoso que devastou aproximadamente 80% do Parque Estadual do Juquery, em agosto deste ano.

O caso teve grande repercussão nacional e internacional pelo tamanho da devastação que o incêndio deixou no Parque.

O administrador informou, na época dos fatos, que ele e seus funcionários monitoravam balões na região, que poderiam cair dentro da área de reserva, o que acabou acontecendo com um deles.

O balão caiu aceso, numa região de copas altas, de difícil acesso, e apesar do empenho por parte dos brigadistas, o fogo rapidamente se alastrou, potencializado pelos danos sofridos pela vegetação em virtude da geada que havia assolado toda região na época.

O fogo iniciado pelo artefato culminou no alastramento das chamas em toda área da unidade de conservação, atingindo 80% da área total, cerca de 1700 hectares. No local específico da queda, foi localizada, após as chamas serem debeladas, a estrutura metálica do balão.

Nesta manhã (20), os policiais da Especializada, após identificarem os suspeitos que soltaram os balões, cumpriram 5 mandados de busca e apreensão na casa dos investigados, conseguindo prendê-los em flagrante e coletando provas suficientes da participação dos mesmos no referido crime ambiental, sendo um deles, o presidente de um grupo de baloeiros.

Fonte: Polícia Civil SP

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!