No início da noite deste domingo, 20, imagens de uma correria generalizada  no bairro do Indaiá, em Bertioga, começaram a circular nas redes sociais. A correia juvenil se deveu a um baile funk que ocorria na madrugada de ontem para hoje, e  que foi desbaratado pela polícia, por volta das 3h da manhã. Do baile em si, não há imagens.  A prefeitura de Bertioga, por meio de nota, disse que a PM “esteve no local horas antes e havia inibido a formação de aglomerações”.

Participe dos nossos grupos ℹ📲 http://bit.ly/COSTA7INFO 🕵‍♂ Informe-se, denuncie

No registro, os jovens correm desesperadamente, como se fugissem de algo. Nenhum deles usa máscara. Algumas motos atravessam a avenida e ressoa, ao fundo, o barulho de um escapamento de uma delas sendo intensamente acionado.

Tudo isso se dá nos primeiros dez segundos de vídeo, até que, a partir deste instante, a situação atinge colorações mais dramáticas: uma bomba  de gás é disparada no fim da avenida, onde acontecia a festa.  Um jovem se assusta e solta um palavrão, a multidão começa a correr desesperadamente, inclusive o cinegrafista, possivelmente também um frequentador, que, ao virar a câmera para a frente, revela que a multidão era ainda maior do que se supunha.

Alguém que não aparece no quadro ironiza: “adoro”, diz; outro jovem completa a zombaria: “agora o baile vai ser nessa esquina aqui”, desafia. As orientações do Ministério da Saúde são de distanciamento social mínimo de 2 metros e uso de máscara.

Não há informações sobre feridos na intervenção policial. A gestão municipal ainda informou que vem intensificando a fiscalização “para coibir aglomerações em bares, tabacarias e pancadões pela cidade e que “uma força-tarefa foi formada com a Guarda Municipal, Departamento de Trânsito, Departamento de Operações Ambientais e o Departamento de Vigilância Sanitária. As operações contam com o apoio da PM, único órgão que tem autonomia para reestabelecer a ordem pública depois que pancadões já estiverem acontecendo”.

Nesta quinta-feira, 17, Centenas de pessoas também ignoraram as medidas de saúde pública de combate à pandemia de covid-19 e participaram de uma festa em barcos de luxo no Canto do Tortuga, em Guarujá. Não houve intervenção policial no evento de luxo.

Os quatro fins de semana anteriores a este, tanto Bertioga, quanto outras cidades do litoral paulista, foram marcados por  aglomerações na praia e na noite. Neste, devido ao mau tempo, esperava-se que não houvessem aglomerações.   

Leia na íntegra a nota da gestão municipal de Bertioga

Segundo a Secretaria  de Segurança, houve a intervenção da PM, por volta das 03h00. Cabe ressaltar que a força tarefa esteve no local horas antes e havia inibido a formação de aglomerações.

A prefeitura vem realizando ações de fiscalização, para coibir aglomerações em bares, tabacarias e “pancadões” pela cidade

Uma força-tarefa foi formada com a Guarda Municipal, Departamento de Trânsito, Departamento de Operações Ambientais e o Departamento de Vigilância Sanitária. As operações contam com o apoio da Polícia Militar (PM).

Nas últimas fiscalizações, diversos estabelecimentos foram autuados e uma tabacaria foi fechada. A força-tarefa realizada em diversos pontos da cidade também reprimiu a realização de pancadões.

Para denúncias de som alto,  entre em contato pelo WhatsApp com o DOA através do número

(13) 99681-6409 ou ligue para o 153.

É preciso destacar que a Prefeitura atua preventivamente e somente a PM tem autonomia para reestabelecer a ordem pública depois que pancadões já estiverem acontecendo. Por isso, caso deseje fazer uma denúncia deste tipo de ocorrência, o melhor é ligar para o 190.