PODER

Parcerias Municipais: conheça o projeto que vai reduzir desigualdades em solo paulista

Iniciativa está em consonância com a Agenda 2030 e tem respaldo no Plano Plurianual para o quadriênio 2020-2023

Da redação
Publicado em 25/08/2021, às 16h31 - Atualizado às 16h40

FacebookTwitterWhatsApp
Programa tem adesão de 614 dos 645 municípios paulistas - Reprodução/ Alesp
Programa tem adesão de 614 dos 645 municípios paulistas - Reprodução/ Alesp

Lançado em 2019 pelo governo do estado de São Paulo com o objetivo de minimizar as desigualdades regionais nas áreas de educação, saúde, segurança e desenvolvimento socioeconômico, o programa Parcerias Municipais foi o tema de destaque do programa Café da Manhã da TV Cultura Litoral, de terça-feira, 24, o qual os apresentadores Ribas Zaidan e Roberto Zaidan receberam secretário de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ https://bit.ly/LITORALNORTEINFOsE receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

A iniciativa está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da Agenda 2030 e tem respaldo no Plano Plurianual do governo estadual para o quadriênio 2020-2023.

“O Parcerias Municipais é um programa muito importante porque ele é de destinação de recursos, mas acima de tudo de gestão pública. O foco, como sugeriu o governador João Doria (PSDB), é em saúde, educação e segurança e o objetivo é implantar em um lugar os projetos que deram certo em outro, tudo isso, é claro, com base em indicadores”, destacou o titular da pasta.

O programa é aderido por 614 dos 645 municípios paulistas, sendo de livre adesão e tendo como prioridades a ampliação do acesso à creche; universalização do acesso à pré-escola; alavancar a qualidade do Ensino Fundamental I; redução da taxa de mortalidade infantil e materno; redução dos óbitos prematuros por Doenças Crônicas Não Transmissíveis; promover ambientes menos suscetíveis a roubos; fortalecer as redes de combate à violência sexual; e mitigar os impactos da pandemia na pobreza e na geração de emprego e renda.

A cooperação entre municípios é estimulada por meio de organizações do terceiro setor e iniciativa privada. Para isso, a secretaria estadual disponibiliza uma equipe técnica que orienta e contribui para que as ações estabelecidas sejam efetivadas, fazendo com que as políticas públicas e os recursos financeiros e não financeiros cheguem de acordo com a necessidade de cada município e não de maneira massificada e indiscriminada.

Premiações

Na última sexta-feira, 13, o governador João Doria realizou a entrega dos prêmios de 11 cidades vencedoras da premiação “Cases Inovadores”, do programa Parcerias Municipais. A iniciativa, desenvolvida pelo Governo de SP por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional, tem objetivo de incentivar e reconhecer iniciativas transformadoras implantadas pelos municípios nas áreas prioritárias. O montante dos 11 prêmios é de R$ 3,85 milhões, a serem repassados às prefeituras por meio de convênios.

Os municípios premiados foram Santa Bárbara d’Oeste, Emilianópolis, Jaguariúna, Franco da Rocha, Ribeirão Preto, Tarumã, Limeira e Americana. Além disso, as cidades de Suzano, Ilha Comprida e Jundiaí foram premiadas na categoria Multidesafios, que reconhece projetos que contemplam mais de uma área do programa.

Café da Manhã

O programa Café da Manhã acontece ao vivo, de segunda a sexta, das 9 às 10 h, na TV Cultura Litoral, canal 48.1 UHF DIGITAL e 522 da CLARO NET HD para toda Baixada Santista e Litoral Norte; e pela rádio Praia FM 106,1.

📲 Acompanhe na íntegra também pelo https://bit.ly/sistemacostanorteFacebook e https://bit.ly/tvcafedamanha.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!