NÚMEROS ASSUSTADORES

PMs se suicidam 14 vezes mais que população civil; entenda

Taxa de suicídio entre policiais militares se mostrou 14 vezes maior que a taxa nacional, que conta com mais de 11 mil suicídios por ano, segundo dados do Ministério da Saúde

Amanda Oliver
Publicado em 06/06/2022, às 10h53 - Atualizado às 14h55

FacebookTwitterWhatsApp
Taxa de suicídio entre policiais militares se mostrou 14 vezes maior que a taxa nacional, que demarca mais de 11 mil suicídios por ano, segundo dados do Ministério da Saúde - Divulgação
Taxa de suicídio entre policiais militares se mostrou 14 vezes maior que a taxa nacional, que demarca mais de 11 mil suicídios por ano, segundo dados do Ministério da Saúde - Divulgação

A Polícia Militar brasileira enfrenta um novo inimigo: o suicídio. Conciliando as condições de trabalho precárias, a vilanização da profissão e os salários indignos de quem arrisca a própria vida, a depressão fez morada nas corporações dos estados brasileiros.

Dados

De acordo com a Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo, durante o biênio 2017/2018, a taxa de suicídio entre policiais militares se mostrou 14 vezes maior que a taxa nacional, que conta com mais de 11 mil suicídios por ano, segundo dados do Ministério da Saúde.

𝗙𝗶𝗾𝘂𝗲 𝗯𝗲𝗺 𝗶𝗻𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝗱𝗼, 𝗳𝗮𝗰̧𝗮 𝗽𝗮𝗿𝘁𝗲 𝗱𝗼 𝗻𝗼𝘀𝘀𝗼 𝗴𝗿𝘂𝗽𝗼 𝗻𝗼 𝗪𝗵𝗮𝘁𝘀𝗔𝗽𝗽 ➥ https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

A taxa nacional de suicídios no país, para 100 mil habitantes, é de 6,3, já entre os policiais militares, com a mesma proporção, houve a demarcação de 21,7. Entre os anos de 2015 e 2020, mais de 4 mil policiais se afastaram as atividades por problemas psicológicos.

Em entrevista ao programa Café da Manhã, transmitido pela TV Cultura Litoral, Sargento Neri, deputado estadual de São Paulo e 1º Sargento da Polícia Militar de SP, revelou grande preocupação com a corporação militar do estado.

“Eu entrei com pedi de CPI, é preciso identifica a causa, é preciso melhorar a vida do policial. Encontrar um culpado é só a sensação de o punir, agora, achar uma solução, é a sensação de salvar vidas, resolver o problema que é o suicídio”, comentou.

Até o presente momento, a proposta conta com 23 assinaturas, sendo necessárias 33 assinaturas para a aprovação.

Para prevenção, uma medida de urgência foi tomada através da parceria entre a Polícia Militar do estado de São Paulo e o Instituto Bairral, que possui foco em saúde mental, com avaliações e intervenções adequadas para cada necessidade de tratamento.

PRECISA DE AJUDA?

A depressão é uma doença grave de extrema periculosidade, infelizmente ainda subestimada por parte da população. Peça ajuda!  O Centro de Valorização da Vida (CVV) disponibiliza atendimento telefônico de auxílio, através do número: 188, ou no site, onde há um chat com especialistas que podem ajudar: cvv.org.br

𝗟𝗲𝗶𝗮 𝗼𝘀 𝗱𝗲𝘀𝘁𝗮𝗾𝘂𝗲𝘀 𝗷𝗼𝗿𝗻𝗮𝗹𝗶́𝘀𝘁𝗶𝗰𝗼𝘀 𝗱𝗼 𝗱𝗶𝗮 ➥ https://bit.ly/CNgooglenoticias

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!