Permanece em atividade nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Bertioga, até 15 de novembro, a campanha ‘Outubro Cor de Rosa’, da Secretaria da Saúde da cidade. A ação é direcionada para mulheres a partir dos 35 anos e para as fizeram o exame há mais de 1 ano. O principal objetivo é a identificação precoce do câncer de mama, por meio de exames de mamografia, que é um tipo de radiografia especial, realizada em aparelhos específicos para avaliação das mamas, visando diminuir a mortalidade por este tipo de tumor.

Procedimento

As mulheres devem se dirigir às UBSs para preencher uma ficha com dados pessoais para que o procedimento seja agendado e, na sequência, realizado no Centro de Saúde III, que fica na região central. Os exames serão analisados por mastologistas (médicos que se dedicam ao estudo das glândulas mamárias) e os diagnósticos que apresentarem qualquer tipo de alteração serão encaminhados para clínicas especializadas do município para a realização de estudos ainda mais detalhados.

DADOS:

Mortalidade

O câncer de mama no Brasil é a 1ª causa de mortalidade no sexo feminino. Caracteriza-se como um dos maiores problemas de saúde pública em países desenvolvidos, o que também vem ocorrendo em países em desenvolvimento.

Locais para agendamento:

*As UBSs funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Fonte: PMB