Entretenimento

Ano Novo Guarani terá festividades na Aldeia Rio Silveira

Festa será de 13 a 15 de setembro, com diversas atividades culturais

Eleni Nogueira
Publicado em 03/09/2019, às 09h25 - Atualizado em 23/08/2020, às 20h09

FacebookTwitterWhatsApp
Renata de Brito
Renata de Brito

Setembro para os guaranis é considerado o tempo de plantios, rituais de agradecimentos e outras práticas prósperas. É quando inicia o chamado Ano Novo Guarani, o Arapyau.  Em comemoração ao período, a Aldeia Guarani, localizada na Terra Indígena Ribeirão Silveira, na divisa entre Bertioga e São Sebastião, realiza de 13 a 15, a sua tradicional festa anual, aberta ao público. 

A programação será sempre das 9h às 14 horas e contará com apresentações de canto, danças xondaro e tangará e arco e flecha. Além disso, os participantes poderão caminhar na trilha até a cachoeira, comer pratos típicos, à base de beiju, palmito, batata doce, mandioca e milho verde, além fazer pintura corporal e adquirir peças do artesanato indígena. 

Participe dos nossos grupos ℹ  http://bit.ly/CNAGORA7  🕵‍♂Informe-se!

O cacique Adolfo Timótio (em guarani Wera Mirim) convida a todos, para que conheçam a aldeia e a cultura indígena. Sobre a data, ele explica: "É a consagração da semente, do milho da plantação em geral. Nós fazemos essa cerimônia para pedir benção para nhanderú tupã, Deus nosso pai. É a renovação do espírito, da alma, então, todo ano a gente faz essa cerimônia da nossa tradição”. 

A entrada é aberta ao público, mediante doação de alimentos ou contribuição em dinheiro, para os projetos da aldeia. O acesso é pela avenida Guarani, nº 1.000, em Boraceia, costa sul de São Sebastião.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!